Não demorou para o novo VW Tiguan começar a partir pra cima da concorrência. Em seu primeira mês cheio de vendas, junho, a nova geração do SUV médio já está se aproximando dos líderes.
LEIA MAIS
Quer dizer: está se aproximando dos modelos mais vendidos que não atendem pelo nome de Compass. O Jeep tem vendas totalmente fora do padrão da categoria. Seus emplacamentos superam a soma de todos os concorrentes.
Neste mês, o novo VW Tiguan já é o quarto SUV médio mais vendido do País. Além do líder Compass, ele está atrás apenas de ix35 e Sportage.
Do Sportage, o novo VW Tiguan está tão próximo que tem grandes chances de fechar o mês de junho à sua frente.
A vantagem do ix35 ante o novo VW Tiguan também não é tão alta. No entanto, para os volumes desse segmento, já é um posição mais folgada (leia mais abaixo).
A estreia do modelo, embora não tão avassaladora quanto a de outros carros recentes da Volkswagen (como Polo e Virtus), já é melhor que a de concorrentes também lançados nos últimos meses.
Sem ter passado por processo de pré-venda, que tendem a inflacionar as vendas no primeiro mês, o novo VW Tiguan já está à frente, neste mês, de Equinox e 3008.
Ele também começou bem melhor que a terceira importante estreia dos últimos meses, o CR-V. Porém, a nova geração do Honda, importada dos EUA, tem volumes limitados no País. Até o fim do ano, a marca trará apenas 500 unidades.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE NÃO ESTÃO VENDENDO NADA
Vendas do novo VW Tiguan
Com quase meio mês de vendas (de 1º a 14 de junho), o Tiguan somou 262 emplacamentos. São apenas quatro unidades a menos que o terceiro colocado, Kia Sportage (266).
O segundo colocado, Hyundai ix35, somou 324 unidades vendidas no período. Já o líder está em um outro patamar.
O Jeep Compass teve 2.232 exemplares emplacados de 1º a 14 de junho. Com isso, já está na lista dos dez carros mais vendidos do Brasil no período.
Com os resultados, o novo VW Tiguan já coloca vantagem no Equinox, que somou 197 emplacamentos no período, e no 3008 (129). Também deixa para trás RAV4, Tucson e ASX, entre outros.
Méritos do novo VW Tiguan
Na comparação com outros SUVs médios que não se chamam Jeep Compass, o Tiguan tem algumas vantagens. A primeira é a diversidade de versões e acabamento.
O Tiguan parte de cerca de R$ 125 mil. Já o Equinox mais em conta começa em quase R$ 137,5 mil. Ele tem motor bem mais potente que o VW de entrada (262 cv contra 150 cv), mas a verdade é que o carro da marca alemã traz opções para atingir um público mais abrangente.
A base de comparação é o Equinox pois, além de ter sido também recentemente lançado, o Chevrolet tem dimensões semelhantes às do novo VW Tiguan. Ambos, aliás, são bem maiores e espaçosos que o Compass, e só concorrem diretamente com as versões mais caras do Jeep.
O novo VW Tiguan é também uma das melhores opções de sete lugares disponíveis no Brasil. Essa configuração está disponível a partir das versões de R$ 150 mil. Além do Volkswagen, apenas o Mitsubishi Outlander oferece três fileiras de bancos nessa mesma faixa de preço.
Os dez SUVs médios mais vendidos (1º a 14 de junho)
1º Jeep Compass – 2.232 unidades
2º Hyundai ix35 – 324
3º Kia Sportage – 266
4º Volkswagen Tiguan – 262
5º Toyota RAV4 – 222
6º Land Rover Discovery – 211
7º Chevrolet Equinox – 197
8º Hyundai Tucson – 171
9º Mitsubishi ASX – 164
10º BMW X1 – 163
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.