Primeira Classe

O melhor SUV compacto do Brasil

Renegade é o melhor SUV compacto na opinião da blogueira. Mas o que é melhor para um pode não ser para outro

Rafaela Borges

19 de abr, 2019 · 7 minutos de leitura.

Jeep Renegade SUV compacto" >
Jeep Renegade
Crédito: Foto: Felipe Rau/Estadão

Recentemente, em comparativo do novo T-Cross contra quase todo o segmento, o repórter Hairton Ponciano brincou com a fórmula do SUV perfeito. Ele teria um pouquinho de cada um. Mas será que existe um SUV compacto que pode ser considerado o melhor, sem ter de recorrer a características dos rivais? Em minha opinião, existe sim. E é o Jeep Renegade.

Porém, a minha opinião é diferente da sua opinião. Por quê? Porque eu posso valorizar o que você não valoriza. E posso precisar de coisas, em um carro, que não têm a mínima importância para você.

 

Publicidade


Vídeo da semana: M2 Competition e TT RS na pista

 


Tem gente que prefere, em um SUV compacto, espaço. Aliás, prefere não: esse é o principal apelo de um modelo do segmento. Para mim, espaço não faz a mínima diferença. Nem porta-malas.

Por isso, o fato de o Renegade não ter espaço nem porta-malas não impede que eu o considere o melhor SUV compacto do Brasil.

 


Veja também: Dez carros que perderam o prestígio no Brasil

 

Por que o Renegade é o melhor SUV compacto

Foi o T-Cross que ganhou o comparativo de oito SUVs do Jornal do Carro. O autor da reportagem foi o Hairton Ponciano. Se fosse eu a autora, provavelmente o Volkswagen também teria sido o campeão.


Mas você não disse que acha o Renegade o melhor? Disse, e acho. Porém, em um comparativo, é preciso avaliar diversos quesitos não de acordo com o próprio gosto, e sim na comparação com a concorrência. E é fato que espaço, porta-malas e o motor 1.8 flexível (o considerado na reportagem) derrubam o Renegade. Sendo que os dois primeiros quesitos têm peso “2”, por serem importantes para os clientes do segmento.

E eu realmente acho não apenas o motor, mas o conjunto motor-câmbio do Renegade, uma “pena”. O 1.8 é gastão e deixa o carro lento, além de não casar bem com o câmbio automático de seis marchas.

Se o Jeep tivesse apenas esse conjunto, eu não o consideraria o melhor SUV compacto do Brasil. Mas há o 2.0 a diesel com a transmissão automática de seis velocidades. Ainda por cima, com câmbio automático de nove velocidades.


 

 


Um casamento perfeito, gerando aceleração gradual e confortável, mas também bastante ágil. É caro? É sim: parte de R$ 127.990 com motor a diesel. Mas aqui não estamos falando de preço, e sim do melhor SUV compacto do Brasil.

Fora isso, há tudo aquilo que o Renegade 1.8 também tem: suspensão independente nas quatro rodas (único do segmento com o sistema) e o melhor acabamento interno da categoria.

O carro é uma delícia de guiar e, coisa rara para um SUV (com centro de gravidade alta), é bom de curvas. Na linha 2018, ganhou uma das telas multimídias maiores do segmento (9 polegadas). Que ainda por cima é fácil de usar.


Entre este ano e o próximo, o Renegade deve ganhar um motor turbo, substituindo o 1.8. Aí será praticamente o produto perfeito, pois passará a andar bem também nas versões mais baratas. Mas ainda assim, espaço e porta-malas continuarão em baixa.

E se eu precisasse de espaço?

Talvez, sendo uma pessoa que admira muito as qualidades ao volante do Renegade, eu continuaria considerando o Jeep o melhor do segmento se espaço e porta-malas fossem mandatórios do segmento. Porém, sem dúvidas, ele deixaria de ser o melhor para a minha vida.

Nesse caso, eu teria de escolher outro. E a escolha recairia entre os três mais espaçosos (Creta, Kicks e HR-V)? Sinceramente, não.


 

LEIA MAIS

 


O T-Cross tem a melhor dirigibilidade, é repleto de tecnologias (especialmente na versão de topo, Highline), anda muito bem (com motores 1.0 turbo de 122 cv ou 1.4 turbo de 150 cv) e consome pouco combustível. Além disso, tirou nota 5 no teste de colisão do LatinNCap.

E, embora seja menos espaçoso e tenha um pouco menos de porta-malas que o trio citado acima, não faz feio nesses quesitos. Então, se o Renegade não pudesse ser eleito, eu ficaria com o T-Cross como melhor SUV compacto do Brasil.

E você, qual escolheria?


 

Veja também: Os SUVs mais vendidos em março

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.