Primeira Classe

Rubicon: como é a trilha mais difícil do mundo

Saiba como é vencer os desafios da trilha de pedras Rubicon, na Califórnia

Rafaela Borges

04 de abr, 2019 · 7 minutos de leitura.

Rubicon de Jeep Wrangler" >
Trilha Rubicon, na Califórnia
Crédito: Fotos: Rafaela Borges

Não sei se vocês sabem, mas hoje, 4 de abril, é o Dia Mundial do 4x4. Dia ideal para contar a minha experiência na trilha Rubicon, considerada o caminho off-road mais difícil do mundo.

Percorri 30 quilômetros da trilha em agosto do ano passado, no auge do verão norte-americano. Rubicon fica na Califórnia, próxima ao belo Lake Tahoe, bem na divisa com Nevada.

Para vencer a trilha, fui de Jeep Wrangler. O carro, aliás, está sendo lançado no Brasil neste dia do 4x4.

Publicidade


A versão do Wrangler que usei foi a Rubicon, mesmo nome da trilha. Esta só chegará ao Brasil no segundo semestre. Por ora, está aqui apenas a Sahara.

Então, no vídeo abaixo, mostrando os detalhes da trilha e do Wrangler, é da versão Rubicon, que ainda não tem preço definido por aqui.

Galeria: Jeep Wrangler Rubicon


Rubicon e suas pedras

Em uma escala de zero a dez, sendo zero o nível mais fácil e dez o mais difícil, adivinhem qual é a classificação da trilha off-road de Rubicon? Acertou quem disse dez.

A trilha é totalmente de pedras, de todos os tamanhos. Comecei a percorrê-la por volta das 9 horas da manhã. A princípio, há pedrinhas no chão e o Lake Tahoe à esquerda. O cenário é belo, e o caminho não assusta.


Porém, em poucos quilômetros, as pedras maiores surgem à nossa frente. Transpô-las começa a exigir muitos movimentos do volante e acionamento dos sistemas de condução off-road (eletrônicos e mecânicos do Jeep Wrangler).

LEIA TAMBÉM

Não sou trilheira. Não mesmo. Porém, estava em uma ação de lançamento mundial do novo Wrangler. A cada trecho desafiador (e havia vários, separados muitas vezes não por quilômetros, mas por metros), havia dois ou três instrutores indicando que sistemas eu deveria acionar, e como movimentar o volante para transpor as pedras.


Constantemente, emitindo um ruído muito perturbador, o fundo do Wrangler raspava nas pedras. Frequentemente, apenas duas rodas ficavam em contato com o solo.

O meio do caminho foi em uma pedra maciça, com uma vista espetacular para o parque em que fica Rubicon. Dali em diante, as pedras foram ficando maiores, e o número de subidas e descidas foram aumentando.


As pedras maciças também ficaram mais constantes e, meu Deus, nunca imaginei que fosse tão difícil passar por elas.

O dia inteiro

Rubicon, para ser bem aproveitado, é aventura de um dia inteiro. Dá, porém, para fazer tudo com muita calma e passar a noite em um camping. Foi o que eu e meu grupo fizemos.

A primeira providência: roupas quentes em qualquer época do ano. Estamos falando de um local de clima desértico. No verão, as temperaturas podem facilmente ultrapassar os 40°C por volta do meio dia. Ao cair da noite, porém, chegam a zero.


Isso mesmo. É uma variação absurda. Uma fogueira é recomendável, e cuidado com as comidas deixadas abertas nas barracas. Elas atraem ursos e outros animais.

Fiquei no acampamento Rubicon Springs. Quase todo mundo que acampa por lá toma banho de Rio. Porém, a organização do evento providenciou cabines de banho (com água aquecida durante o dia, pelo sol).


Uma experiência e tanto, seja na trilha off-road ou no camping de paisagens incríveis (que você pode ver no vídeo).

 

Veja também: Os carros de luxo mais vendidos em março


Como chegar

O aeroporto mais próximo de Rubicon é o de Reno, em Nevada. De lá até o hotel em que nos hospedamos na primeira noite, em Truckee (bem próxima ao início da trilha), já na Califórnia, são cerca de 40 minutos.

Reno é uma Las Vegas sem glamour e uma cidade surpreendente. Há hotéis de luxo, com cassinos, casas de espetáculos, diversos restaurantes e todo tipo de entretenimento por diárias a partir de US$ 60. Vale muito a pena passar pelo menos uma noite por lá. Eu escolhi este aqui, e adorei.

O Lake Tahoe, por sua vez, é uma magnífica região turística para inverno e verão. A estação de esqui mais famosa da Califórnia fica lá. Assim como algumas praias. No verão, é ainda um "point" para a prática de esportes aquáticos.


Estradas entre Truckee e a trilha Rubicon são cercadas pelo Lake Tahoe e floresta

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.