Embora tenha liderado apenas dois meses em todo o ano de 2018, o Honda HR-V vinha mantendo o primeiro lugar no segmento de SUVs pequenos, no acumulado do ano. Essa situação, porém, parece estar prestes a mudar.
LEIA MAIS
- O carro que não tem limites no mercado brasileiro
- A jogada de mestre da Volkswagen no País
- Chevrolet Spin consegue virar o jogo
Em novembro, o modelo da Honda pode ser ultrapassado pelo Creta. O carro da Hyundai, que não começou o ano em boa forma, se aproxima perigosamente do Honda.
Considerando a média diária que os dois modelos registraram em novembro, entre os dias 1º e 28, o Creta pode ultrapassar o HR-V ainda neste mês. Com isso, tem boa chance de fechar 2018 na frente.
Se isso ocorrer, o Honda perderá, pela primeira vez desde seu lançamento, em 2015, a liderança do segmento de SUVs pequenos (ou compactos). A geral de utilitários-esportivos ele já havia perdido no ano passado, para o médio Jeep Compass.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS BARATOS E FÁCEIS DE CONSERTAR EM 2018
HATCH SUB-COMPACTO - VOLKSWAGEN UP!
O CESVI Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária) divulgou os melhores de cada categoria do CAR Group 2018, que avalia a facilidade e custo de reparos em casos de acidentes. São realizados testes de impacto de baixa velocidade (15 km/h), com colisão de 40% da dianteira esquerda e 40% da traseira direita, de acordo com a Norma Internacional do RCAR (Research Council for Automobile Repairs).
SUV COMPACTO OFF-ROAD - SUZUKI JIMNY
É feito um cálculo que considera os custos da reparação dianteira e traseira, os tempos de substituição e a cesta básica de peças, gerando assim o índice CAR Group. O estudo contempla automóveis fabricados no Brasil, Mercosul e importados. A atualização do ranking é feita mensalmente e serve de referência para as seguradoras calcularem os preços dos seguros dos veículos. Estes são os melhores em cada categoria do CESVI.
SEDÃ MÉDIO - CITROËN C4 LOUNGE
.
PICAPE COMPACTA CABINE DUPLA - VW SAVEIRO
.
PICAPE COMPACTA CABINE SIMPLES - VW SAVEIRO
.
SUV COMPACTO - PEUGEOT 2008
.
STATION COMPACTA - VW SPACEFOX
.
MINIVAN COMPACTA - CITROËN AIRCROSS
.
HATCH COMPACTO - VW POLO
.
SEDÃ COMPACTO - VW VIRTUS
.
HATCH COMPACTO OFF-ROAD - VW CROSS UP!
.
Números dos SUVs pequenos
Entre 1º e 28 de novembro, a diferença de média diária entre Creta e HR-V é de 100 unidades. Se essa média se mantiver, nos dois dias úteis que restam para o encerramento do mês (29 e 30), o Hyundai conseguirá empatar com o HR-V.
Isso porque os dois modelos estão separados por apenas 202 unidades no acumulado do ano (1º de janeiro a 28 de novembro). O HR-V tem 43.674 emplacamentos, ante os 43.472 do Creta.
A favor do Hyundai está o fato de ele ser muito bom de vendas diretas (para empresas, frotistas, taxistas, pessoas com necessidades especiais, etc). Neste ano, essa modalidade ganhou força a cada encerramento de mês.
Foi comum os emplacamentos provenientes de vendas diretas acelerarem nos três últimos dias do ano. Isso garantiu, diversas vezes, reviravoltas para modelos como Compass e Renault Kwid, por exemplo.
Varejo garantiu o HR-V
Já a favor do modelo da Honda está o fato de ele ser o SUV mais vendido no varejo (vendas nas concessionárias, para o cliente final, sem descontos). Ao longo de 2018, o segmento de SUVs pequenos teve, mês a mês, muitas variações na liderança. O primeiro trimestre foi do Kicks.
No segundo, sobressaiu o Renegade. No terceiro trimestre, foi a vez de o Creta aparecer. O HR-V, carro que menos liderou no resultado mensal, conseguiu ainda assim manter a liderança até agora.
VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O NOVO AUDI R8, QUE CHEGA AO BRASIL EM 2019
Isso ocorreu porque o varejo é mais fiel. Essa modalidade dá mais previsibilidade às vendas no carro.
Já as vendas diretas dependem mais de bons contratos e altos descontos. Por isso, as vendas de modelos fortes nessa modalidade têm mais altos e baixos.
SUVs pequenos neste ano
Atrás de HR-V e Renegade no segmento de SUVs pequenos, aparece o Kicks, na terceira colocação. Ele tem 41.638 emplacamentos de 1º de janeiro a 28 de novembro. O Renegade é quarto, com 39.801.
Ford EcoSport, na quinta colocação, tem 30.685 unidades vendidas, ante as 23.758 do Chevrolet Tracker, sexto.
O Captur é sétimo colocado, seguido por Duster, oitavo, WR-V, nono, e 2008, décimo.
CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.


