Primeira Classe

SUVs pequenos podem ter líder inédito

Considerando a média diária do HR-V e Creta, Hyundai pode tirar hegemonia do Honda e fechar 2018 na frente

Rafaela Borges

30 de nov, 2018 · 6 minutos de leitura.

Hyundai Creta suvs pequenos" >
Hyundai Creta
Crédito: Foto: Felipe Rau/Estadão

Embora tenha liderado apenas dois meses em todo o ano de 2018, o Honda HR-V vinha mantendo o primeiro lugar no segmento de SUVs pequenos, no acumulado do ano. Essa situação, porém, parece estar prestes a mudar.

LEIA MAIS

Em novembro, o modelo da Honda pode ser ultrapassado pelo Creta. O carro da Hyundai, que não começou o ano em boa forma, se aproxima perigosamente do Honda.

Publicidade


Considerando a média diária que os dois modelos registraram em novembro, entre os dias 1º e 28, o Creta pode ultrapassar o HR-V ainda neste mês. Com isso, tem boa chance de fechar 2018 na frente.

Se isso ocorrer, o Honda perderá, pela primeira vez desde seu lançamento, em 2015, a liderança do segmento de SUVs pequenos (ou compactos). A geral de utilitários-esportivos ele já havia perdido no ano passado, para o médio Jeep Compass.

VEJA TAMBÉM: OS CARROS MAIS BARATOS E FÁCEIS DE CONSERTAR EM 2018


Números dos SUVs pequenos

Entre 1º e 28 de novembro, a diferença de média diária entre Creta e HR-V é de 100 unidades. Se essa média se mantiver, nos dois dias úteis que restam para o encerramento do mês (29 e 30), o Hyundai conseguirá empatar com o HR-V.

Isso porque os dois modelos estão separados por apenas 202 unidades no acumulado do ano (1º de janeiro a 28 de novembro). O HR-V tem 43.674 emplacamentos, ante os 43.472 do Creta.

A favor do Hyundai está o fato de ele ser muito bom de vendas diretas (para empresas, frotistas, taxistas, pessoas com necessidades especiais, etc). Neste ano, essa modalidade ganhou força a cada encerramento de mês.


Foi comum os emplacamentos provenientes de vendas diretas acelerarem nos três últimos dias do ano. Isso garantiu, diversas vezes, reviravoltas para modelos como Compass e Renault Kwid, por exemplo.

Varejo garantiu o HR-V

Já a favor do modelo da Honda está o fato de ele ser o SUV  mais vendido no varejo (vendas nas concessionárias, para o cliente final, sem descontos). Ao longo de 2018, o segmento de SUVs pequenos teve, mês a mês, muitas variações na liderança. O primeiro trimestre foi do Kicks.

No segundo, sobressaiu o Renegade. No terceiro trimestre, foi a vez de o Creta aparecer. O HR-V, carro que menos liderou no resultado mensal, conseguiu ainda assim manter a liderança até agora.


 

VÍDEO DA SEMANA: TUDO SOBRE O NOVO AUDI R8, QUE CHEGA AO BRASIL EM 2019


Isso ocorreu porque o varejo é mais fiel. Essa modalidade dá mais previsibilidade às vendas no carro.


Já as vendas diretas dependem mais de bons contratos e altos descontos. Por isso, as vendas de modelos fortes nessa modalidade têm mais altos e baixos.

SUVs pequenos neste ano

Atrás de HR-V e Renegade no segmento de SUVs pequenos, aparece o Kicks, na terceira colocação. Ele tem 41.638 emplacamentos de 1º de janeiro a 28 de novembro. O Renegade é quarto, com 39.801.

Ford EcoSport, na quinta colocação, tem 30.685 unidades vendidas, ante as 23.758 do Chevrolet Tracker, sexto.


O Captur é sétimo colocado, seguido por Duster, oitavo, WR-V, nono, e 2008, décimo.

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Two of us!! ??. Eu e o Audi R8 LMS GT3, uma máquina de corrida de arrepiar. Tem vídeo da minha volta rápida com o carro no #IGTV. By the way, meu vídeo desta semana é com o Audi R8 lá na Espanha. Link na bio do @jornaldocarro ? @edumotorgrid #audi #carro #instacar #instadaily #lifestyle #luxury #luxo #ascari #espanha #spain #europa #job #fun #track #viagem #trip #pista #speed

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.