Primeira Classe

T-Cross deixa VW a um passo da liderança

Com o novo T-Cross, Volkswagen encosta na Chevrolet no ranking de vendas

Rafaela Borges

28 de mai, 2019 · 6 minutos de leitura.

VW" >
T-Cross
Crédito: Volkswagen/Divulgação

Maio é o segundo mês completo de vendas do T-Cross no Brasil. E, considerando os resultados entre os dias 1º e 27 (faltando três dias para o fechamento do mês), ele já começa a fazer suas primeiras “vítimas” no ranking de vendas.

As boas notícias são para os quatro SUVs compactos mais vendidos do País. E também para a Volkswagen.

Ao menos por enquanto, o T-Cross não conseguiu abalar o resultado de Renegade, Creta, Kicks e HR-V. Na linha Volkswagen, não houve um até esperado “canibalismo” (como é chamado o nome em que um carro tira vendas de outro da mesma marca) com Virtus e Tiguan.


Pelo contrário: o sedã compacto e o SUV médio estão indo muito bem em vendas neste mês. Por isso, a Volkswagen começa a “encostar” na Chevrolet no ranking de vendas.

Mas que carros, então, a chegada do T-Cross abalou? É o que vou contar para vocês agora.

 


Veja também: Os carros mais legais para comprar com R$ 20 mil

 

‘Vítimas’ do T-Cross

De 1º a 27 de maio, foram vendidas 1.920 unidades do T-Cross. Esse resultado o coloca na sexta posição entre os SUVs compactos mais vendidos.


Com isso, acabou deixando para trás Duster e Captur. Os demais ele já havia passado em seu mês de estreia, abril.

O modelo que parece mais ter sofrido, no entanto, é o Tracker, que perdeu consideráveis posições no ranking. No período, soma 858 emplacamentos.

 


LEIA TAMBÉM

 

O modelo, que no ano passado chegou a brigar com o EcoSport pelo quinto lugar do segmento, agora está atrás de Duster, Captur e C4 Cactus. O WR-V, com 811 unidades vendidas, está bem próximo.


O T-Cross, por ora, parece que vai travar uma boa briga com o EcoSport. O Ford tem 2.148 unidades vendidas no período e, por enquanto, leva pequena vantagem.

Já no grupo dos quatro líderes, o Renegade soma até agora, no mês, 4.120 emplacamentos. O Creta tem 3.257, o Kicks, 3.131, e o HR-V, 2.939.

 


LEIA TAMBÉM

 

O T-Cross, no entanto, tem capacidade para ir além no futuro. Nesse início de carreira, não tem ainda vendas diretas significativas. Além disso, não conta com versão para PCD (até R$ 70 mil). Essas configurações abocanham um bom filão no segmento de SUVs compactos.


Volkswagen encosta

Além de alguns SUVs compactos, a outra vítima do T-Cross foi o Jetta, como já era esperado. Antes da chegada do SUV, o sedã médio vendia cerca de 1.200 unidades ao mês.

Agora, de 1º a 27 de março, caiu para 672 unidades, quase metade dos emplacamentos registrados pelo Cruze, no qual estava encostando. Não é segredo que os sedãs médios têm sido, nos últimos tempos, as principais vítimas dos SUVs compactos.

Vídeo relacionado: Teste e todos os detalhes do T-Cross 1.0


Além disso, os preços de T-Cross e Jetta são bem parecidos. O sedã parte de R$ 100 mil. O SUV com câmbio automático se aproxima desse valor.

Se o Jetta sofreu, Tiguan e Virtus nem se abalaram. O SUV médio soma até agora 821 emplacamentos. O concorrentes mais próximo, Hyundai ix35, não chega aos 400. O Virtus, por sua vez, voltou à lista dos 20 mais emplacados.


Com isso, a Volkswagen agora se encontra a menos de 2 mil unidades da Chevrolet no ranking de montadoras. De 1º a 27 de maio, são 30.405 unidades para a americana, líder de mercado, e 28.667 para a alemã, segunda colocada.

 

Vídeo da semana: Novo BMW X7


 

 


Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.