A novela “Verão 90“, da Rede Globo, estreou na segunda-feira e é um dos assuntos mais comentados da semana. E está despertando muita curiosidade na juventude sobre os hábitos dos anos 90. Mas quais eram os carros que circulavam nas ruas do Brasil na época?
Eu, que passei a maior parte da minha adolescência nos anos 90, me lembro bastante da época. Inclusive dos carros que mais pais tinham. Verona, Omega e Pampa estão nessa lista. Houve também, na garagem da casa em que passei minha infância, um Escort.
Tomamos como base o primeiro ano da década de 90, 1991. A trama, porém, irá além. Os personagens começam criança e depois crescem.
LEIA TAMBÉM
No material de divulgação da trama, aparece o Fusca. De fato, o Volkswagen foi produzido no Brasil na década de 90, mas a partir de 1993. Isso depois de uma paralisação de alguns anos – ele havia deixado de ser feito em 1986.
VEJA TAMBÉM: Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
Usamos como base a regra do Estado de São Paulo, que é de 20 anos. Sendo um dos estados que mais demora a dar isenção, isso significa que em todos os outros estarão isentos. A exceção é Santa Catarina, que só dá o benefício a carros produzidos até 1985. VOLKSWAGEN PARATI
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FORD KA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT MAREA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
VOLKSWAGEN GOL
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
CHEVROLET CORSA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT PALIO
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
CHEVROLET VECTRA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FORD FIESTA
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
VOLKSWAGEN POLO CLASSIC
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT SIENA
Verão 90: os carros mais vendidos
A lista dos carros mais vendidos de 1991, ano que tomamos como base para falar de “Verão 90” é bem diferente da de hoje. Os dois primeiros da lista, porém, ainda estão em nossas ruas (mas em gerações bem diferentes).
O carro mais vendido daquele ano foi o Gol e o segundo colocado, o Uno. O modelo da Volkswagen, após liderança de 27 anos, foi o quarto mais emplacado do País do ano passado. Já Fiat abandonou a lista dos 20 mais comercializados do Brasil.

Em 1991, Escort ainda estava em sua primeira geração no Brasil
O terceiro colocado em 1991 foi um dos carros mais adorados da história da Chevrolet no Brasil. Trata-se do Chevrolet Monza.
Foi no ano seguinte, inclusive, que o Monza ganhou sua série especial mais famosa, “Barcelona” – em homenagem aos jogos olímpicos disputados na cidade espanhola em 1992.
LEIA TAMBÉM
O quarto mais vendido foi o Escort e o quinto, o Kadett. O sexto foi o Verona. Em seguida, apareceram três Volkswagen: Parati (sétimo), Apollo (oitavo) e Santana (nono). O Chevrolet Chevette fechava a lista dos dez mais emplacados em 1991.
O Opala (abaixo), um dos carros mais amados pelos brasileiros, ainda existia em 1991. Naquele ano, foi o 16º mais emplacado do País.

Autolatina
A lista dos dez mais vendidos mostra que a primeira metade dos anos 90, quando se passa “Verão 90”, foi a época da Autolatina. Trata-se da união entre Ford e Volkswagen no Brasil, que gerou diversos carros iguais com nomes diferentes (um para cada montadora).
Os dois exemplos mais famosos são Verona e Apollo e Versailles e Santana.

Volkswagen
Os anos 90 também foram a época de domínio da Volkswagen no mercado brasileiro. A marca tinha mais de 30% das vendas.
Isso só mudaria a partir do fim da década, com a chegada de novas montadoras (também conhecidas como “newcomers”). Após a instalação de empresas francesas e japonesas, a VW perderia a liderança para a Fiat (já no início dos anos 2000).
Antes das “newcomers”, havia no mercado apenas Volks, Chevrolet, Fiat e Ford como fabricantes.
Vale lembrar também que foi no início dos anos 90 que ocorreu a abertura do Brasil aos carros importados.
“Verão 90” é a nova “novela das sete” da Rede Globo.
GALERIA: Os 50 anos do Chevrolet Opala
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.