A novela “Verão 90“, da Rede Globo, estreou na segunda-feira e é um dos assuntos mais comentados da semana. E está despertando muita curiosidade na juventude sobre os hábitos dos anos 90. Mas quais eram os carros que circulavam nas ruas do Brasil na época?
Eu, que passei a maior parte da minha adolescência nos anos 90, me lembro bastante da época. Inclusive dos carros que mais pais tinham. Verona, Omega e Pampa estão nessa lista. Houve também, na garagem da casa em que passei minha infância, um Escort.
Tomamos como base o primeiro ano da década de 90, 1991. A trama, porém, irá além. Os personagens começam criança e depois crescem.
No material de divulgação da trama, aparece o Fusca. De fato, o Volkswagen foi produzido no Brasil na década de 90, mas a partir de 1993. Isso depois de uma paralisação de alguns anos – ele havia deixado de ser feito em 1986.
VEJA TAMBÉM: Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
1/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
Usamos como base a regra do Estado de São Paulo, que é de 20 anos. Sendo um dos estados que mais demora a dar isenção, isso significa que em todos os outros estarão isentos. A exceção é Santa Catarina, que só dá o benefício a carros produzidos até 1985. VOLKSWAGEN PARATI
2/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FORD KA
3/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT MAREA
4/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
VOLKSWAGEN GOL
5/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
CHEVROLET CORSA
6/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT PALIO
7/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
CHEVROLET VECTRA
8/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FORD FIESTA
9/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
VOLKSWAGEN POLO CLASSIC
10/10
Carros que deixam de pagar IPVA em 2019
FIAT SIENA
Verão 90: os carros mais vendidos
A lista dos carros mais vendidos de 1991, ano que tomamos como base para falar de “Verão 90” é bem diferente da de hoje. Os dois primeiros da lista, porém, ainda estão em nossas ruas (mas em gerações bem diferentes).
O carro mais vendido daquele ano foi o Gol e o segundo colocado, o Uno. O modelo da Volkswagen, após liderança de 27 anos, foi o quarto mais emplacado do País do ano passado. Já Fiat abandonou a lista dos 20 mais comercializados do Brasil.
O terceiro colocado em 1991 foi um dos carros mais adorados da história da Chevrolet no Brasil. Trata-se do Chevrolet Monza.
Foi no ano seguinte, inclusive, que o Monza ganhou sua série especial mais famosa, “Barcelona” – em homenagem aos jogos olímpicos disputados na cidade espanhola em 1992.
O quarto mais vendido foi o Escort e o quinto, o Kadett. O sexto foi o Verona. Em seguida, apareceram três Volkswagen: Parati (sétimo), Apollo (oitavo) e Santana (nono). O Chevrolet Chevette fechava a lista dos dez mais emplacados em 1991.
O Opala (abaixo), um dos carros mais amados pelos brasileiros, ainda existia em 1991. Naquele ano, foi o 16º mais emplacado do País.
Autolatina
A lista dos dez mais vendidos mostra que a primeira metade dos anos 90, quando se passa “Verão 90”, foi a época da Autolatina. Trata-se da união entre Ford e Volkswagen no Brasil, que gerou diversos carros iguais com nomes diferentes (um para cada montadora).
Os dois exemplos mais famosos são Verona e Apollo e Versailles e Santana.
Volkswagen
Os anos 90 também foram a época de domínio da Volkswagen no mercado brasileiro. A marca tinha mais de 30% das vendas.
Isso só mudaria a partir do fim da década, com a chegada de novas montadoras (também conhecidas como “newcomers”). Após a instalação de empresas francesas e japonesas, a VW perderia a liderança para a Fiat (já no início dos anos 2000).
Antes das “newcomers”, havia no mercado apenas Volks, Chevrolet, Fiat e Ford como fabricantes.
Vale lembrar também que foi no início dos anos 90 que ocorreu a abertura do Brasil aos carros importados.
“Verão 90” é a nova “novela das sete” da Rede Globo.
GALERIA: Os 50 anos do Chevrolet Opala
1/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
2/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
3/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
4/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
5/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
6/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
7/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
8/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
9/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
10/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
11/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
12/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
13/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
14/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
15/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
16/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
17/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
18/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
19/19
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil
Modelo foi o primeiro automóvel de passeio produzido pela Chevrolet no Brasil