Primeira Classe

Verão 90: os carros que circulavam no Brasil

Lista dos mais vendidos da época em que se passa 'Verão 90' traz grandes ícones do mercado

Rafaela Borges

30 de jan, 2019 · 6 minutos de leitura.

Chevrolet Monza Verão 90" >
Chevrolet Monza
Crédito: Foto: Oswaldo L. Palermo/Estadão

A novela “Verão 90“, da Rede Globo, estreou na segunda-feira e é um dos assuntos mais comentados da semana. E está despertando muita curiosidade na juventude sobre os hábitos dos anos 90. Mas quais eram os carros que circulavam nas ruas do Brasil na época?

Eu, que passei a maior parte da minha adolescência nos anos 90, me lembro bastante da época. Inclusive dos carros que mais pais tinham. Verona, Omega e Pampa estão nessa lista. Houve também, na garagem da casa em que passei minha infância, um Escort.

Tomamos como base o primeiro ano da década de 90, 1991. A trama, porém, irá além. Os personagens começam criança e depois crescem.


LEIA TAMBÉM

No material de divulgação da trama, aparece o Fusca. De fato, o Volkswagen foi produzido no Brasil na década de 90, mas a partir de 1993. Isso depois de uma paralisação de alguns anos – ele havia deixado de ser feito em 1986.

VEJA TAMBÉM: Carros que deixam de pagar IPVA em 2019


Verão 90: os carros mais vendidos

A lista dos carros mais vendidos de 1991, ano que tomamos como base para falar de “Verão 90” é bem diferente da de hoje. Os dois primeiros da lista, porém, ainda estão em nossas ruas (mas em gerações bem diferentes).

O carro mais vendido daquele ano foi o Gol e o segundo colocado, o Uno. O modelo da Volkswagen, após liderança de 27 anos, foi o quarto mais emplacado do País do ano passado. Já Fiat abandonou a lista dos 20 mais comercializados do Brasil.


Em 1991, Escort ainda estava em sua primeira geração no Brasil

 

O terceiro colocado em 1991 foi um dos carros mais adorados da história da Chevrolet no Brasil. Trata-se do Chevrolet Monza.

Foi no ano seguinte, inclusive, que o Monza ganhou sua série especial mais famosa, “Barcelona” – em homenagem aos jogos olímpicos disputados na cidade espanhola em 1992.


LEIA TAMBÉM

O quarto mais vendido foi o Escort e o quinto, o Kadett. O sexto foi o Verona. Em seguida, apareceram três Volkswagen: Parati (sétimo), Apollo (oitavo) e Santana (nono). O Chevrolet Chevette fechava a lista dos dez mais emplacados em 1991.

O Opala (abaixo), um dos carros mais amados pelos brasileiros, ainda existia em 1991. Naquele ano, foi o 16º mais emplacado do País.


Foto: Werther Santana/Estadão

 

Autolatina

A lista dos dez mais vendidos mostra que a primeira metade dos anos 90, quando se passa “Verão 90”, foi a época da Autolatina. Trata-se da união entre Ford e Volkswagen no Brasil, que gerou diversos carros iguais com nomes diferentes (um para cada montadora).


Os dois exemplos mais famosos são Verona e Apollo e Versailles e Santana.

Verona (Foto: Ford/Divulgação)

 


Volkswagen

Os anos 90 também foram a época de domínio da Volkswagen no mercado brasileiro. A marca tinha mais de 30% das vendas.

Isso só mudaria a partir do fim da década, com a chegada de novas montadoras (também conhecidas como “newcomers”). Após a instalação de empresas francesas e japonesas, a VW perderia a liderança para a Fiat (já no início dos anos 2000).

Antes das “newcomers”, havia no mercado apenas Volks, Chevrolet, Fiat e Ford como fabricantes.


Vale lembrar também que foi no início dos anos 90 que ocorreu a abertura do Brasil aos carros importados.

“Verão 90” é a nova “novela das sete” da Rede Globo.

GALERIA: Os 50 anos do Chevrolet Opala

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.