Quando lançou o VW Polo, no fim de 2017, a montadora alemã deixou clara sua meta: colocar o carro entre os cinco mais vendidos do Brasil. O objetivo foi cumprido de carro.
O hatch compacto entrou no “top 5” de vendas imediatamente. Se tornou também o Volkswagen mais vendido do Brasil.
Em 2018, o VW Polo manteve o bom desempenho, especialmente no primeiro semestre. No segundo, perdeu para seu principal rival, o Argo, em um mês ou outro. Ainda assim, encerrou o ano como o sexto automóvel mais vendido do Brasil.
No entanto, em 2019 as coisas já não vão tão bem para o VW Polo. Ele vem perdendo muito espaço e, encerrados os quatro primeiros meses deste ano, se encontra em uma zona perigosa do ranking de vendas. Está “flertando” com uma saída da lista dos dez mais emplacados.
Veja também: Dez usados legais até R$ 30 mil
1/10
HONDA CR-V EX 2007 - R$ 30 MIL
O CR-V ainda tem pinta de carrão caro e esbanja espaço interno e versatilidade. As primeiras safras da terceira geração do SUV já estão com um precinho mais camarada e são boas pedidas. A manutenção não é das mais complexas e dificilmente ele vai te deixar na mão.
2/10
FORD FOCUS GLX 2.0 AT 10/11 - R$ 29 MIL
O Focus tem dirigibilidade primorosa, motor 2.0 forte e boa oferta de equipamentos. Prefira as unidades com câmbio automático se não quiser ter que se virar com a embreagem dura dos 2.0 manuais. O consumo também é um tanto alto, mas a dinâmica boa compensa.
3/10
FIAT BRAVO 1.8 ESSENCE 2011 - R$ 29 MIL
O Bravo é um ótimo hatch médio que acaba esquecido na hora de procurar um usado. O 1.8 é valente e o modelo tem uma das melhores posições de dirigir já conseguidas num modelo do tipo. Visual e acabamento interno são pontos fortes.
4/10
TOYOTA COROLLA XEI 2008 - R$ 30 MIL
Os últimos Corollas da famosa geração "Brad Pitt" estão começando a ter preços mais palpáveis. A linha 2008 foi a última antes do facelift e ganhou motor flex.
5/10
FIAT PUNTO ESSENCE 1.6 2013 - R$ 30 MIL
O Punto compartilha qualidades com o irmão maior, o Bravo. Posição de dirigir na medida, motor que rende bem em rotações mais altas e bom comportamento nas curvas. Fuja dos automatizados e dos 1.4, mais lentos, e seja feliz.
6/10
TOYOTA CAMRY XLE 2008 - R$ 30 MIL
Curiosamente, um Camry 2008 custa quase o mesmo do que um Corolla do mesmo ano. O sedã maior tem um belo V6 de 3,5 litros e esbanja sofisticação. Só cuidado com a manutenção, principalmente com peças de acabamento e carroceria, que podem ser caras e raras.
7/10
HYUNDAI SANTA FE 2008 - R$ 30 MIL
O Santa Fe é outro SUV para quem precisa de espaço e desempenho gastando pouco (ao menos na compra...). O V6 de 2,7 litros é valente e o modelo ainda chama atenção por aí.
8/10
VW JETTA VARIANT 2008 - R$ 27 MIL
Para quem não tiver medo de um Volkswagen importado, a Jetta Variant tem muito espaço interno, ótimo acabamento e um ronco instigante do cinco cilindros de 2,5 litros.
9/10
CHEVROLET SONIC LTZ 2012 - R$ 28 MIL
O Sonic é outro que foi esquecido pelo público ainda quando novo e continua fora dos holofotes entre os usados. O hatch tem boas qualidades, embora o 1.6 de 120 cv seja um pouco sem graça. O visual é o maior destaque do hatch.
10/10
HYUNDAI I30 2011 - R$ 29 MIL
O i30 de primeira geração tem um valente 2.0 de 145 cv sob o capô, câmbio manual de cinco marchas justinhas e bom comportamento dinâmico. O câmbio automático tem só quatro marchas, mas se vira bem no transito urbano. O senão é o consumo elevado e as rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo, que sofrem em piso ruim.
VW Polo em 2019
De janeiro a abril deste ano, o hatch da Volks foi o décimo carro mais vendido do Brasil, com 20.400 emplacamentos. Ele já vinha perdendo posições no ranking desde o início do ano.
Porém, foi em abril que teve um de seus piores desempenhos. No mês passado, o VW Polo ficou na 12ª posição do ranking dos mais emplacados no País.
Vídeo da semana: Histórias nunca contadas sobre Ayrton Senna
Dede o lançamento da atual geração, o hatch compacto não tinha ido tão mal. Além de aparecer fora do “top 10”, ele voltou a perder para seu principal rival, o Argo.
Em abril, enquanto o Polo somou 5.073 emplacamentos, o Argo somou 6.839 unidades vendidas.
Algumas razões
As vendas diretas estão em disparada neste ano. Modelos como Argo e Gol têm muito mais participação que o VW Polo nessa modalidade de negócio.
E são o Polo e o Gol dois dos modelos que estão jogando o Polo para a parte mais baixa da tabela. O Gol por ser da mesma marca. O Fiat, como já mencionado, por ser o principal concorrente.
Em abril, o Gol foi vice-líder de vendas diretas (considerando apenas os carros de passeio). O Argo ficou com a sexta posição. O VW Polo foi apenas 20º.
Isso significa que, no varejo, o modelo da Volkswagen continua indo muito bem. Nessa modalidade, foi o quinto mais emplacado de abril, deixando Gol e Argo para trás.
As vendas no varejo traduzem melhor a preferência do consumidor comum, pois na modalidade direta geralmente os descontos são muito altos e bem atraentes (sejam eles dados pelo governo ou as próprias montadoras). São negócios fechados com empresas, frotistas, taxistas e pessoas com necessidades especiais, entre outros grupos.
Outro modelo que jogou o Polo para trás em abril foi um que não é seu rival direto. Trata-se do Ka Sedan, que teve um excelente desempenho no mês passado e ficou, pela primeira vez, na lista dos dez mais emplacados (foi o décimo colocado).
Veja também: Os carros mais vendidos em abril de 2019