Você está lendo...
A importância da revisão do veículo antes das férias
Manutenção

A importância da revisão do veículo antes das férias

Com as férias de fim de ano chegando, o motorista precisa ficar atento às condições gerais do veículo antes de pegar a estrada. Na revisão antes da viagem, é fundamental verificar alguns itens como os sistemas de direção e suspensão.

23 de nov, 2011 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 A importância da revisão do veículo antes das férias

MARCELO FENERICH

As férias de fim de ano estão chegando e antes de pegar a estrada o motorista deve verificar as condições gerais do veículo para garantir a segurança na viagem. Respeito às leis do trânsito, ter informações atualizadas sobre as condições das rodovias, além de tomar cuidado com o transporte da família e dos bichinhos de estimação são recomendações úteis para não comprometer o tão esperado descanso.

De acordo com o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi Brasil) Gerson Burin, na revisão antes da viagem é fundamental verificar os sistemas de direção, suspensão e frenagem. “Certifique-se de que os pneus, inclusive o estepe, estão em condições de uso e calibrados”, sugere. Ele lembra que é importante fazer o alinhamento e o balanceamento, além de conferir o estado de amortecedores, molas, bandeja e buchas. “E não esqueça de checar pastilhas, lonas, discos e níveis do fluído de freio.”

Publicidade


Burin afirma que manter o sistema de iluminação em perfeito estado também reforça a segurança. “Verifique todas as lâmpadas do veículo. Engate a ré, ligue os piscas e confira o alinhamento dos faróis”, recomenda.

Diretor executivo da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Nilton Monteiro recomenda verificar a bobina, velas, cabos de ignição e coxins, além do estado dos filtros e o nível dos lubrificantes. “O do óleo do motor deve ser checado pela manhã, com o carro ainda frio.” No caso dos da transmissão, direção e fluído de freios, a avaliação pode ocorrer mesmo que o veículo esteja quente.

Segundo o especialista, o sistema de arrefecimento merece atenção especial. “Verifique se o ponteiro da temperatura fica abaixo da faixa vermelha e se há vazamentos no radiador e mangueiras”, diz Monteiro. Deve-se sempre usar uma solução de água e aditivo.


Em relação à visibilidade, não se deve usar detergente comum (de cozinha) no reservatório de água do limpador. É melhor optar por um produto específico para esse fim que, além de não desgastar a borracha, ajuda a diminuir seu atrito com o vidro.

Deixe sua opinião