Você está lendo...
Aumenta pena para motoristas bêbados envolvidos em acidente
Legislação

Aumenta pena para motoristas bêbados envolvidos em acidente

Motorista bêbado que se envolver em acidente agora pode pegar até 8 anos de prisão; máximo era 4 anos

Redação

19 de abr, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito: JB NETO/ ESTADÃO
Crédito:

A partir desta quinta-feira (19), a pena para motoristas bêbados envolvidos em acidente com morte passa a ser de 5 a 8 anos de prisão. Antes, a lei determinava detenção de 2 a 4 anos para esses casos.

Sancionada em dezembro do ano passado, a alteração no Código de Transito Brasileiro (CTB) também torna mais rígida as regras para quem causar acidente com ferido grave ao dirigir sob efeito de álcool. O novo texto altera a pena de 6 meses a 2 anos para 2 a 5 anos de prisão.

Também não há mais a possibilidade de pagar fiança para ser liberado imediatamente. Apenas um juiz poderá decidir a soltura do acusado. Os motoristas pegos em flagrante, além da detenção, continuam tendo o direito de dirigir suspenso por até 12 meses.

Publicidade


Apesar da maior rigidez, o Código de Trânsito continua classificando os acidentes fatais causados por condutores embriagados como homicídio culposo, quando não há a intenção de matar. Com isso, a pena pode ser revertida em pagamento de cestas básicas ou trabalho comunitário.

‘Rachas’

Outra mudança diz respeito a participação em corridas em vias públicas, chamados popularmente de “rachas”. Antes, a lei determinava multa de R$ 2.934,70 e suspensão da habilitação. Agora, o condutor também pode ser condenado a cumprir de 6 meses a 10 anos de prisão.


O ato do racha pode dar de 6 meses a 3 anos. A detenção passa a ser de 3 a 6 anos para os casos com feridos graves e de 5 a 10 anos se houver morte. A regra também é válida manobras “não autorizadas pela autoridade competente” que gerem riscos de acidente no trânsito.

 

VEJA TAMBÉM: ONZE ATITUDES QUE PODEM GERAR MULTAS


Deixe sua opinião