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Blindado pede cuidado extra na manutenção
Manutenção

Blindado pede cuidado extra na manutenção

Serviços são mais frequentes nesses carros e peças podem custar mais

24 de jun, 2015 · 3 minutos de leitura.

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 Blindado pede cuidado extra na manutenção
Mecânico faz a manutenção do blindado

Manter um blindado, mesmo os ainda novos, é bem mais caro do que no caso de um veículo comum. O peso extra da blindagem, que pode adicionar até 200 kg ao carro, sobrecarrega diversos sistemas, como suspensão e freios. Além disso, o motor precisa trabalhar mais.

Com esse esforço extra, a durabilidade desses sistemas é menor que em um carro sem blindagem. Por isso, seus componentes têm de ser trocados com mais frequência. Amortecedores, buchas e batentes sofrem mais e devem ser revisados anualmente.

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A blindagem também precisa ser verificada. Quando as camadas do vidro blindado se descolam – é a chamada delaminação -, a proteção contra tiros é reduzida. O procedimento de restauro custa R$ 700 na Mega Blindados (5585-9785), da zona sul.

Trincas e rachaduras também têm de ser reparadas, pois enfraquecem o vidro e comprometem toda a blindagem.

BLINDADO
No Brasil, apenas a Mercedes-Benz oferece os chamados blindados “de fábrica”. Segundo a montadora, a manutenção é mais simples. O carro já “nasceu” para receber a blindagem; suas peças estão preparados para ter o peso extra.


O plano de manutenção é semelhante ao de modelos sem a proteção, ainda conforme a montadora. “Os componentes são originais e desenvolvidos especialmente para o uso em veículos blindados”, explica o gerente de pós-vendas da montadora, Nivaldo Mattos.

Os preços das peças são bem superiores e elas demoram para ser entregues – o dobro do tempo de uma comum. O prazo pode chegar a dois meses.

RESGATE
A dificuldade de ser aberto é um complicador em blindados envolvidos em acidentes com vítimas. O processo de resgate é mais demorado e requer ferramentas especiais. Corpo de bombeiros e concessionárias de rodovias recebem treinamento para este fim.


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