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BMW K 1600 GT e K 1600 GTL têm recall
Recall

BMW K 1600 GT e K 1600 GTL têm recall

Modelos precisam fazer a reprogramação do sistema eletrônico de gerenciamento do motor

25 de nov, 2013 · 2 minutos de leitura.

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 BMW K 1600 GT e K 1600 GTL têm recall
BMW K 1600 GT é um dos modelos chamados

A BMW Motorrad do Brasil tem recall para as motos K 1600 GT e K 1600 GTL, fabricadas entre fevereiro de 2011 e março de 2012. Os proprietários devem comparecer a uma concessionária da marca para realização gratuita da reprogramação do sistema eletrônico de gerenciamento do motor.

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Segundo a empresa, pode haver o desligamento inesperado do motor durante a pilotagem devido a uma falha em seu módulo de gerenciamento eletrônico. Isso pode causar acidente e danos físicos e materiais ao condutor, passageiro e terceiros.

O serviço, que leva aproximadamente uma hora para ser concluído, poderá ser realizado sem hora marcada e com atendimento imediato. Outras informações podem ser obtidas pelo SAC BMW, no telefone 0800 707 3578, de 2ª a 6ª feira, das 8h às 19h, ou pelo site da marca www.bmw-motorrad.com.br.


Confira as motos convocadas:

MODELO PERÍODO DE FABRICAÇÃO CHASSI


K 1600 GT 02/11 – 03/12 de ZY40347 a ZY45376

K 1600 GTL 02/11 – 03 de ZZ13269 a ZZ18224


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Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.