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Confira dicas para reparar rodas
Manutenção

Confira dicas para reparar rodas

Consertar amassados parte de R$ 90. Serviço só vale a pena em caso de danos leves

06 de nov, 2013 · 4 minutos de leitura.

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 Confira dicas para reparar rodas
Souza, da Oficina Santa Rita, não recomenda a repintura

Poucas coisas dão mais dó que um carro novinho com rodas avariadas. Seja por causa das ruas esburacadas ou por descuido na hora de estacionar, é fácil terminar o dia com as rodas amassadas ou arranhadas. Dependendo da gravidade do dano, essas peças podem ser recuperadas em oficinas especializadas, por preços a partir de R$ 90. Mas é preciso cuidado – o reparo nem sempre é indicado (leia mais no quadro abaixo).

Em caso de amassado, a peça é endireitada em uma prensa, após ter sido aquecida. Na Colonial Racing (2173-5600), loja na zona sul, o conserto é feito na hora e sai por R$ 90 para modelos de 17 polegadas.

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ARRANHÕES

Embora seja um dano leve, o arranhão tem reparo mais caro e demorado que o amassado. “Como a roda tem acabamento de epóxi, é preciso fazer a decapagem (retirada de impurezas e óxidos de superfícies metálicas) em um banho químico, depois jatear, corrigir os defeitos e refazer a pintura”, diz Nelcides de Souza, da oficina Santa Rita (3816-3015), na zona oeste. O conserto leva até quatro dias para ser feito.

Conforme a avaria, o serviço custa até metade de uma peça nova na Polichek (5531-8600), na zona sul. Na Santa Rita, custa entre R$ 150 e R$ 200 para rodas de 16”.


A conta costuma ser mais salgada no caso de carros de luxo. Na Colonial, a repintura das quatro peças de um Porsche Cayenne sai por R$ 1.500.

RETOQUES

Se o risco for pequeno, na Colonial cobram-se R$ 90 pelo retoque. A repintura acrescenta cerca de R$ 150 ao serviço.


Souza não recomenda esse tipo de reparo. “Como pode haver diferença de tonalidade, sobretudo quando as rodas dianteiras estão impregnadas pelo pigmento que se desprende dos freios, é melhor deixar como está do que repintar.”

Todos os preços são para rodas de alumínio. No caso das de aço, em geral não compensa fazer o reparo.

Essas peças são até mais fáceis de consertar, pois têm acabamento simples, mas, por serem baratas, é mais vantajoso substituir. Oficinas como Polichek e Colonial, por exemplo, não trabalham com esse tipo de peça – só reparam as de liga.


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