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Focus tem problema no câmbio Powershift aos 13 mil km
Defenda-se

Focus tem problema no câmbio Powershift aos 13 mil km

Leitora diz que autorizada Ford não lhe deu previsão de chegada de peças para reparo do câmbio automatizado

20 de jul, 2016 · 8 minutos de leitura.

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 Focus tem problema no câmbio Powershift aos 13 mil km
As unidades equipadas com o câmbio automatizado Powershift respondem por 83% das vendas do Focus

Meu carro rodou apenas 13 mil km e passou por todas as revisões, e as embreagens do câmbio automatizado já foram contaminadas pelo fluido de transmissão, conforme constatou a autorizada Caoa. As peças foram pedidas à Ford há mais de um mês, mas não há previsão de chegada, a despeito de meus contatos constantes com a central de atendimento da montadora. Enquanto isso, o veículo trepida muito. A Ford não iniciou o recall prometido nem mesmo confirmou a extensão de garantia do meu carro. Quando reclamei ao Procon, a montadora respondeu ao órgão que todos os veículos afetados já foram reparados, mas isso é mentira! A concessionária diz que não recebe embreagens novas da fábrica desde o ano passado.
Gabriela Monteiro, CAPITAL

Ford responde: a questão foi resolvida.

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A leitora confirma que o reparo foi feito sem ônus.

Advogado: o consumidor não é obrigado a usar veículo que apresenta mau funcionamento, inclusive com risco à sua segurança. O reparo deve ser feito em no máximo 30 dias, sob pena de troca do carro ou cancelamento do negócio, com a devolução do valor pago, acrescido de atualização monetária. A falta de peças é falha de responsabilidade da empresa e não a exime de obedecer ao prazo legal.

Veja outros casos publicados nesta semana na coluna Defenda-se


CITROËN C4
Manutenção com preço salgado

Meu C4 é um belo carro, mas, a cada revisão, eu me frustro com a Citroën. Paguei R$ 1.200 pela revisão dos 20 mil km. Aos 26.300 km, tive de pagar por outra inspeção, pois havia se passado um ano da anterior. Quiseram cobrar R$ 1.955 e, após muita discussão, consegui pagar R$ 1.200, sendo que, só pelo líquido do radiador e fluido do freio, o custo foi de R$ 500. Para repor uma lâmpada do farol queimada, pediram mais R$ 42, mas recusei. Com esse pós-venda e uma manutenção tão cara, os carros da Citroën perdem valor de mercado e a imagem da marca fica prejudicada.
Luiz Carlos Barbosa Filho, CAPITAL

Citroën responde: foi cobrado o preço padrão pela revisão periódica, acrescido dos valores do aditivo do radiador e fluido de freio, cuja troca foi necessária, e que devem ser pagos pelo proprietário, nos termos do manual de garantia e manutenção do veículo, página 3. Após esclarecimentos, o leitor concordou com a execução do serviço.


O leitor diz que fez a segunda revisão 15 dias após o término do prazo e, para não cancelar a garantia do veículo, a concessionária o forçou a pagar por uma “revisão premium”. Ainda segundo o leitor, o procedimento incluiria a mesma troca de óleo e fluidos da revisão básica, mas por preço quase três vezes maior. Ele conseguiu a redução para R$ 1.200 e, quando viu que a troca da lâmpada não estava incluída, optou por comprar a peça no mercado paralelo.

Advogado: sem uma justificativa convincente para cobrar um valor maior pelos mesmos procedimentos, como alega o leitor, a concessionária deve lhe devolver a diferença paga a mais. Os valores habitualmente cobrados pelo mercado são uma boa referência nesse caso.

MAPFRE
Reparo demorado após colisão


Meu carro sofreu uma colisão e acionei a seguradora Mapfre. Ela levou cinco dias para autorizar os reparos e, em vez de permitir que a oficina comprasse as peças, impôs que ela mesma buscaria os componentes no mercado. Já estou há 20 dias sem carro, meu contrato concede apenas 10 dias de veículo reserva, e não tenho previsão de quando essa situação chegará ao fim.
Luiz Eduardo Parreiras Tálamo, BELO HORIZONTE (MG)

Mapfre responde: o veículo já foi reparado e devolvido.

O leitor diz que recebeu o carro após 47 dias. Ele acrescenta que, segundo a oficina, os reparos poderiam ter sido feitos em poucos dias, mas a demora na compra das peças pela seguradora atrasou muito o processo.


Advogado: a seguradora deve ressarcir os prejuízos causados pelo atraso no reparo do veículo segurado, especialmente as despesas com locomoção do segurado, que contrata a empresa para ser socorrido com presteza em uma eventualidade.

Quer participar? Envie um resumo do problema com seu nome completo, telefone, endereço com município, RG e CPF para o e-mail: jcarro@estadao.com


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