Você está lendo...
Guiar no fim do dia requer cuidados extras
SUMMIT MOBILIDADE: Clique e garanta o seu ingresso promocional Saiba Mais
Manutenção

Guiar no fim do dia requer cuidados extras

Com a proximidade do inverno, os dias ficam "mais curtos". Em algumas regiões, a partir das 17h30 já é preciso acender os faróis. É justamente neste período, de transição do dia para a noite, que ocorre a maioria dos acidentes

06 de jun, 2010 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Guiar no fim do dia requer cuidados extras

Com a proximidade do inverno, os dias ficam “mais curtos”. Em algumas regiões, a partir das 17h30 já é preciso acender os faróis. É justamente neste período, de transição do dia para a noite, que ocorre a maioria dos acidentes, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal. Em razão do chamado lusco-fusco, é preciso redobrar os cuidados ao volante.

De acordo com o analista técnico do Centro de Experimentação e Segurança Viária (Cesvi), Gerson Burin, atitudes simples, como regular os fachos dos faróis e limpar o para-brisa, podem ajudar bastante.

O facho deve estar 1% inclinado para baixo e à esquerda. As trocas de lâmpadas têm de seguir a especificação da fabricante do veículo. “As de maior intensidade comprometem a visibilidade de quem vem em sentido contrário”, afirma Burin.

Publicidade


À noite, o facho baixo deve ficar aceso. O alto, apenas em túneis ou vias não iluminadas. “Se estiver mal regulado, o farol alto também compromete a visão de quem vem no outro sentido, pois causa o ofuscamento da visão”, explica o especialista. Ele lembra a importância de manter as palhetas do limpador de para-brisa em dia, para o caso de chuvas ou sujeira.

O lusco-fusco é crítico para a visibilidade. “Com iluminação deficiente ao anoitecer, o motorista tem dificuldade maior na visão, o que compromete a noção de profundidade e o tempo de resposta aos estímulos visuais”, explica Rita Moura, oftalmologista e diretora da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet).


Deixe sua opinião