No fim de outubro, o Jornal do Carro adiantou que, devido ao menor preço dos veículos usados neste ano, o IPVA 2024 terá valores reduzidos em São Paulo. Apesar de manter as regras, o imposto ficará, em média, 8,57% mais barato na comparação com o exercício de 2023 (leia mais). De acordo com levantamento exclusivo feito pela Mobiauto, 25% dos veículos listados terão retração além dos 10%. Abaixo você confere os modelos que terão as maiores reduções no valor do imposto.
O estudo realizado pela Mobiauto com exclusividade para o JC comparou os preços médios dos usados em setembro de 2023 com os de setembro de 2022. Afinal, neste mês do ano é feita a pesquisa que gera a tabela usada como base para a cobrança do IPVA. Dessa forma, elegemos 25 dos modelos mais emplacados e transferidos no Brasil.
Desse modo, nossa lista reúne carros feitos de 1998 a 2021, incluindo alguns que já saíram de linha, como o Gol CL, de 1988, que valorizou 9,5%, passando de R$ 6.133, em setembro de 2022 para R$ 6.716, em setembro de 2023.
Como é o cálculo do IPVA?
Para calcular o valor do IPVA, é necessário conhecer o valor venal do veículo na Tabela Fipe. A partir daí, multiplica-se pela respectiva alíquota. Por exemplo, num automóvel registrado em SP (onde a alíquota é de 4%) cujo valor de venda seja de R$ 100 mil, o proprietário vai pagar R$ 4.000 de imposto. A conta fica assim: 100.000 x 4% = 4.000.
Veja a lista dos modelos mais transferidos do País e suas variações de preços:
Redução acima de 10%
Toyota Hilux CD SRX 2.8 TDI 4×4 AT (2018): de R$ 233.905 para R$ 209.789 (-10,31%)
Fiat Mobi Like 1.0 Fire MT (2021): de R$ 55.446 para R$ 49.678 (-10,40%)
Fiat Strada CD Endurance 1.4 8V MT (2021): de R$ 96.342 para R$ 84.678 (-12,11%)
Honda City LX 1.5 16V AT (2018): de R$ 82.658 para R$ 72.328 (-12,50%)
Ford Ranger CD XLS 2.2 Diesel AT 4×4 (2020): de R$ 186.789 para R$ 159.878 (-14,41%)
Redução de até 10%
VW Polo Comfortline 200 TSI AT (2020): de R$ 85.673 para R$ 79.300 (-7,44%)
VW Nivus Comfortline 200 TSI AT (2021): de R$ 112.905 para R$ 104.501 (-7,44%)
Volks T-Cross Comfortline 200 TSI AT (2021): de R$ 117.344 para R$ 108.443 (-7,59%)
Jeep Renegade Longitude 1.8 16V AT (2017): de R$ 81.989 para R$ 75.557 (-7,84%)
Hyundai Creta Pulse 1.6 16V AT (2018): de R$ 91.659 para R$ 83.998 (-8,36%)
Toyota Corolla Altis 1.8 16V Hybrid AT (2020): de R$ 151.458 para R$ 138.789 (-8,36%)
Toyota Corolla Cross GR-Sport 2.0 AT (2022): de R$ 160.768 para R$ 146.700 (-8,75%)
Chevrolet Tracker LTZ 1.2 12V Turbo AT (2021): de R$ 117.642 para R$ 107.333 (-8,76%)
Honda HRV EXL 1.8 16V AT (2018): de R$ 104.922 para R$ 95.672 (-8,82%)
Jeep Compass Limited 2.0 16V AT (2019): de R$ 136.988 para R$ 123.999 (-9,48%)
Nissan Kicks SV 1.6 16V AT (2021): de R$ 105.788 para R$ 95.558 (-9,67%)
Redução de até 7%
VW Gol CL 1.6 MT (1988): de R$ 6.133 para R$ 6.716 (+9,51%)
Fiat Palio Economy 1.0 Fire MT 4p (2014): de R$ 29.657 para R$ 29.557 (-0,34%)
Fiat Uno Attractive 1.0 Fire 5p MT (2015): de R$ 37.660 para R$ 37.215 (-1,18%)
Hyundai HB20 Evolution 1.0 12V TB AT (2020): de R$ 77.219 para R$ 74.357 (-3,71%)
Fiat Toro Freedom 1.8 16V AT6 (2018): de R$ 95.436 para R$ 90.113 (-5,58%)
Chevrolet S10 CD LT 2.8 TDI 4×4 MT (2013): de R$ 114.980 para R$ 108.327 (-5,79%)
Chevrolet Onix 1.0 12V LT MT (2020): de R$ 69.115 para R$ 64.767 (-6,29%)
Honda Civic EXL 2.0 16V AT (2019): de R$ 120.113 para R$ 112.113 (-6,66%)
Ford EcoSport Freestyle 1.5 12V AT (2018): de R$ 76.359 para R$ 71.015 (-7,00%)
Quais as regras do IPVA 2024 em SP?
A princípio, cabe mencionar que as regras serão mantidas no IPVA 2024, conforme relata a Secretaria da Fazenda e Planejamento de São Paulo (Sefaz-SP). Assim, automóveis registrados no Estado de São Paulo continuam com alíquota de 4% sobre o valor venal. Em síntese, a regra vale para veículos com motor a gasolina, flexíveis, diesel, elétricos ou qualquer outro tipo de combustível.
Entretanto, para caminhonetes de cabine simples (com capacidade para até 3 ocupantes), ônibus e motocicletas, a taxa será de 2%. De acordo com as regras, no caso de caminhões o IPVA 2024 equivalerá a 1,5%. Por fim, donos de veículos para locação deverão recolher imposto de 1% sobre a tabela.
Cabe salientar, portanto, que os respectivos percentuais são prévios. Afinal, a tabela oficial com os valores venais ainda não foi divulgada pela Sefaz-SP. O calendário de pagamento, no entanto, também segue em definição. A princípio, tudo precisa ser divulgado até o mês que vem, pois as parcelas começam a vencer já em janeiro.
A princípio, caso as regras não mudem, o IPVA 2024 poderá ser pago à vista, com e sem desconto, e em até cinco parcelas (a última, em maio), mas sem desconto. Assim, quem optar pela quitação integral no primeiro mês do ano, terá direito a abatimento de 3% sobre o valor total. Os que preferirem recolher o valor integral em fevereiro, perdem o desconto.
Quem não pagar o IPVA, tem bloqueio no licenciamento do veículo. Portanto, uma vez impedido de emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), o contribuinte comete infração gravíssima. Assim, paga multa de R$ 293,47, ganha 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e, em síntese, pode ter o veículo apreendido.
Isenções
Assim como nos anos anteriores, os veículos feitos há 20 anos ou mais vão ficar de fora da cobrança do IPVA 2024. Da mesma forma, em São Paulo, a isenção continuará valendo para táxis, carros de PCDs e veículos oficiais. Seja como for, cabe lembrar que cada Estado tem suas regras próprias acerca das isenções. Bem como em relação às taxas e datas de pagamento.
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