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Kawasaki promove recall de Ninja e Concours
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Kawasaki promove recall de Ninja e Concours

A Kawasaki está convocando os proprietários dos modelos Ninja ZX-10R, Ninja ZX-10R ABS e Concours 14, fabricados entre 2011 e 2012, para reparos preventivos

20 de ago, 2012 · 2 minutos de leitura.

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 Kawasaki promove recall de Ninja e Concours

A Kawasaki está convocando os proprietários dos modelos Ninja ZX-10R (foto), Ninja ZX-10R ABS e Concours 14, fabricados entre 2011 e 2012, para reparos preventivos.

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O recall para a Ninja ZX-10R e a Ninja ZX-10R ABS envolve inspeção e reparo gratuito na carcaça do motor.

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Algumas unidades apresentavam acúmulo de óleo na carcaça do motor, o que poderia causar um vazamento que atingisse outros componentes e, em determinadas circunstâncias, levasse a perda de controle do veículo. No Brasil não há registro de acidentes.

No caso da Concours 14, a convocação é para a substituição gratuita do kit da haste do cilindro mestre do freio traseiro. O espaço existente entre o pedal do freio traseiro e seu protetor pode acumular sujeira e provocar superaquecimento do conjunto, o que pode levar ao travamento ou a falha do freio traseiro e, em algumas situações, ocasionar a perda do controle da motocicleta.

O agendamento do serviço deve ser feito pelos telefones (11) 4422-9309 para a grande São Paulo e 0800 773-1210 para outras localidades ou ainda pelo site kawasakibrasil.com .


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.