Você está lendo...
Manutenção: comece a fazer agora
Manutenção

Manutenção: comece a fazer agora

Verificações podem começar a ser feitas em casa. Preste atenção aos prazos de validade de peças

26 de nov, 2013 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Manutenção: comece a fazer agora
Agende revisão com a concessionária ou oficina de confiança

Os preparativos para o veículo pegar estrada nas férias de fim de ano devem começar hoje mesmo. Especialistas aconselham, em um primeiro momento, realizar as chamadas “verificações caseiras”. “Ou seja, dar uma olhada nas etiquetas de troca de óleo, de validade do extintor, no nível de pressão dos pneus e se todas as luzes estão funcionando”, diz o consultor técnico da rede Oficina Brasil, Antonio Cesar Costa.

++ Siga o Jornal do Carro no Facebook

Publicidade


Outra etapa a ser cumprida agora é agendar uma revisão ou com um mecânico de confiança ou em uma autorizada da marca, no caso dos veículos que ainda estão na garantia. E a antecedência é necessária, porque o tempo para a realização dos serviços varia muito.

“Serviços simples como troca de óleo, pastilhas e velas podem ser feitos no mesmo dia. Reparos mais complexos, como retíficas de motor e revisões de vários itens são casos que exigem mais tempo”, explica o presidente do Sindirepa, o sindicato das reparadoras, Antonio Fiola.

É preciso atenção para o que deve se levar a bordo. Macaco, triângulo de sinalização e chave de roda são equipamentos obrigatórios. A falta de um deles configura infração gravíssima, sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e multa de R$ 191,54.


Para o diretor técnico da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), Marcus Vinícius Aguiar, alguns itens que parecem supérfluos devem ser incluídos na bagagem. “Caso das lâmpadas. É sempre bom ter de reserva.”

Para seguir viagem com tranquilidade, cheque se documentos como a CNH e o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) estão dentro da validade. “Inclua nessa lista o cartão de sua seguradora, para qualquer emergência”, aconselha Costa.


Deixe sua opinião