Você está lendo...
Não se esqueça de pagar o IPVA
Legislação

Não se esqueça de pagar o IPVA

Quinta-feira, dia 15, vence a segunda parcela do IPVA para os veículos com placas de final 2. Quem não quitou a parcela de janeiro deve fazer o pagamento integral este mês

Redação

13 de fev, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

IPVA
Crédito:Após a folga do Carnaval, continua a cobrança do IPVA. Quinta-feira, dia 15, vence o prazo para o acerto da segunda parcela para donos de veículos com placas de final 2. Foto: Captura de tela

Agora que o Carnaval está acabando, não se esqueça do IPVA. Fevereiro é o mês de pagamento da segunda parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, ou do pagamento integral, para quem não quitou a primeira parcela em janeiro.

Como pode ser conferido na tabela, proprietários de veículos com final 2 devem pagar o imposto na quinta-feira, dia 15.

Após o vencimento, há acréscimo de 0,33% por dia de atraso, até o limite de 20%, além de juros mensais equivalentes à taxa Selic ou 1%, o que for maior.

Publicidade


A falta de pagamento impede o licenciamento do veículo, e é considerada infração gravíssima. Caso seja flagrado em uma blitz, o proprietário fica sujeito a sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

O pagamento pode ser feito nos bancos conveniados (pela internet, guichê ou máquinas de autoatendimento), e também nas casas lotéricas.

Porcentagem do imposto

Em São Paulo, carros a gasolina, flexíveis e picapes de cabine dupla recolhem alíquota de 4%. Modelos movidos a etanol, elétricos e a gás recolhem 3%, enquanto picapes de cabine simples, ônibus, motos, triciclos e quadriciclos recolhem 2%.


Juntamente com o pagamento do IPVA, é possível adiantar o licenciamento de 2018. O pagamento também é feito nas agências dos bancos conveniados com o Detran-SP e o documento chega em até 20 dias quando o envio é solicitado pelo Correio.

Eis o calendário para a quitação da segunda parcela, ou pagamento integral:

Final 1: 09/2


Final 2: 15/2

Final 3: 16/2

Final 4: 19/2


Final 5: 20/2

Final 6: 21/2

Final 7: 22/2


Final 8: 23/2

Final 9: 26/2

Final 0: 27/2


Deixe sua opinião