Você está lendo...
Viagem com segurança
Manutenção

Viagem com segurança

Com a proximidade do fim do ano, muita gente resolve pegar a estrada para aproveitar as férias de verão. Antes, porém, é preciso revisar o veículo de modo a evitar dores de cabeça e garantir que a viagem ocorra com segurança

04 de dez, 2010 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

 Viagem com segurança

Carlos Cereijo

Com a proximidade do fim do ano, muita gente resolve pegar a estrada para aproveitar as férias de verão. Antes, porém, é preciso revisar o veículo de modo a evitar dores de cabeça e garantir que a viagem ocorra com segurança.

O ideal é que o carro passe por uma inspeção detalhada pelo menos uma semana antes de encarar as rodovias, segundo o diretor do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa), Cesar Samos. “Se for importado, é melhor revisar com 15 dias de antecedência pois há peças difíceis de ser encontradas”, alerta.

Publicidade


Há vários itens que podem ser checados em casa pelo próprio motorista. Entre eles estão extintor de incêndio, triângulo, estepe, macaco e chave de roda. Em caso de blitze, se um deles não estiver em ordem o condutor pode ser multado em R$ 127,69 e levar 5 pontos no prontuário.

Também é possível verificar por conta própria o funcionamento de faróis, lanternas, luzes de sinalização e painel, além do nível do óleo do motor e do líquido do radiador.


Segundo Samos, alinhamento e balanceamento também são importantes. “Um veículo desalinhado gasta mais combustível e perde dirigibilidade”, afirma.

O dono do Auto Center Mato Grosso, na zona sul da capital, Michel Suminami, lembra que freios, suspensão e direção são outros sistemas que precisam de revisão.


Outra dica é checar a documentação do veículo e do motorista, além de acomodar a bagagem adequadamente. Conforme resolução do Contran, é permitido levar volumes sobre o carro, mas sua altura não pode superar 50 cm nem a largura do teto. As crianças devem viajar em cadeirinhas apropriadas.

Deixe sua opinião