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Yamaha faz recall por problema no farol
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Yamaha faz recall por problema no farol

Modelos YZF-R1 e XT 1200Z vão passar por substituição do subchicote do farol

20 de fev, 2014 · 2 minutos de leitura.

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 Yamaha faz recall por problema no farol
Yamaha não divulgou o número de unidades envolvidas

Segundo a empresa, a resistência do material utilizado no terminal da lâmpada é insuficiente para aguentar a temperatura do farol e o calor pode deformar o item e superaquecer o conjunto, “causando derretimento do corpo de engate e possível falha no funcionamento do farol, com risco à condução”.

Estão convocados a comparecer em uma concessionária da marca os proprietários dos modelos YZF-R1 fabricados entre 2010 e 2012 e também os produzidos em 2013 e 2014, com os seguintes chassis: JYARN26B0AA000301 até JYARN26B0AA001094 e JYARN301XEA000003 até JYARN301XEA000550.

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Além disso, proprietários de motocicletas XT 1200Z, modelos de 2012 a 2014 e com chassi de JYADP02B0CA000004 até JYADP02BXEA001123, deverão fazer a substituição do material.

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, informa que não há prazo limite para atendimento na campanha e que, se o consumidor tiver qualquer dificuldade para efetuar o reparo ou asubstituição, deve procurar um órgão de defesa do consumidor.


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Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.