Você está lendo...
Aprenda a ler placas de trânsito e ganhe tempo
Legislação

Aprenda a ler placas de trânsito e ganhe tempo

Quem não lê a sinalização de trânsito deixa de utilizar vias em horários liberados para automóveis particulares

Igor Macário

22 de nov, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

IPVA
Em determinados dias e horários, as faixas de ônibus podem ser utilizadas por carros particulares. Foto:
Crédito:Márcio Fernandes/Estadão

Basta uma volta pelas marginais dos rios Tietê e Pinheiros, na capital, para notar que, mesmo fora dos horários de proibição, as faixas de ônibus são pouco utilizadas pelos demais motoristas.

Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET), além dos horários informados nas placas, 12 corredores de ônibus estão liberados para o tráfego de qualquer veículo das 23h às 4h em dias úteis, das 15h de sábado até as 4h de segunda-feira e da meia-noite às 4h do dia seguinte no caso de feriados. A liberação inclui as vias com placas de “somente ônibus” – é preciso ficar atento à velocidade máxima, que no corredor costuma ser menor que nas demais faixas. A lista das vias liberadas em dias e horários específicos está no site do Jornal do Carro.

A faixa “preferencial” para ônibus pode ser usada por qualquer veículo. A CET, porém, recomenda utilizá-las apenas para fazer conversões.

Publicidade


Fora dos horários liberados, o motorista que trafegar nessas vias fica sujeito a multa de R$ 293,47 e 5 pontos na CNH.

Estacionamento. Também há locais em que o estacionamento é liberado em determinados horários. Nesse caso, as placas informam os períodos e tempo máximo permitidos, bem como a necessidade de utilização do sistema de Zona Azul. Onde houver placas com o “E” cortado por duas faixas vermelhas, é proibido estacionar e até mesmo parar.

Fique atento


VELOCIDADE
Vias como as marginais têm a velocidade máxima variável de acordo com a pista. Preste atenção em qual faixa você está e verifique os limites.

ESTACIONAMENTO
Horários e locais permitidos, tempo máximo de permanência e necessidade de utilização do Zona Azul estão nas placas indicativas de estacionamento.

FAIXA DE ÔNIBUS
Faixas exclusivas podem ser utilizadas em certos dias e horários por qualquer veículo. Motorista precisa estar atento à sinalização.


PARADA PROIBIDA
Em certos locais não é permitido sequer parar o carro. Motorista flagrado descumprindo a lei fica sujeito à multa de R$ 195,23 e pode perder 5 pontos na CNH.

Deixe sua opinião