Você está lendo...
Chefe da Audi vira réu no ‘Dieselgate’
Mercado

Chefe da Audi vira réu no ‘Dieselgate’

CEO da Audi, Rupert Stadler se tornou réu no caso de fraude cometida pelo Grupo Volkswagen

Redação

12 de jun, 2018 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

dieselgate
CRÉDITO: Lukas Barth/EFE
Crédito:EPA8891. INGOLSTADT (ALEMANIA), 09/05/2018.- Foto de archivo del máximo responsable del fabricante automovilístico Audi, Rupert Stadler, antes del inicio de la junta general de accionistas de Audi en Ingolstadt, Baviera (Alemania) el 9 de mayo de 2018. La Fiscalía Estatal de la ciudad alemana de Múnich (sur) anunció hoy, 11 de junio de 2018, que investiga a Stadler por presunto fraude en relación con el caso de manipulación de emisiones contaminantes. EFE/ Lukas Barth

O “dieselgate” continua dando desdobramentos no Grupo Volkswagen. Agora, o CEO da Audi, Rupert Stadler, foi declarado réu no caso fraude a testes de emissões de poluentes (em carros com motores a diesel).

A acusação foi feita pela promotoria de Munique, na Alemanha. Stadler é o executivo de maior poder ainda trabalhando no Grupo Volkswagen que foi acusado no processo.

Na manhã desta segunda-feira (11), o apartamento do executivo foi alvo de uma ação promotoria em parceria com a polícia alemã. Além dele, um outro membro do conselho da Audi, Bernd Martens (vice-presidente de compras), passou pela mesma ação.

Publicidade


O CEO e o chefe de compras da marca de Ingolstadt são investigados por fraude e falsificação de documentos públicos relativos à venda de carros a diesel na Europa. Martens seria o responsável por uma força tarefa na Audi criada para lidar com o caso em parceria com a VW.

Stadler teria sido implicado em todo o caso de fraude dos motores por dois engenheiros que foram investigados e interrogados.

Entenda o dieselgate

Em 2015, a Volkswagen foi acusada de usar um dispositivo que permitia a seus motores a diesel enganar as medições de emissões de poluentes. Assim, em uma condição de teste, os motores passavam a impressão de estarem dentro da lei. Porém, em condições reais de uso, eles emitiam até 40 vezes mais particulas poluentes no ar.


Modelos da Volkswagen, Audi, Porsche, Seat, Skoda e VW Comercial estavam envolvidos. Esses carros eram equipados com motores quatro-cilindros e V6 turbodiesel. No Brasil, o único carro envolvido foi a picape Amarok. Isso rendeu uma multa do Ibama de R$ 50 milhões por fraude e o pagamento de 1 bilhão aos proprietários das picapes. A Volkswagen está recorrendo.

Além disso, a companhia se viu obrigada a fazer um recall das 17.057 unidades envolvidas. Os exemplares foram produzidos entre 3 de dezembro de 2009 e 11 de novembro de 2011.

Deixe sua opinião