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Gasolina ou etanol: qual vale mais a pena?
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Gasolina ou etanol: qual vale mais a pena?

Com a recente alta dos preço, escolher o combustível mais vantajoso nem sempre é fácil

14 de dez, 2013 · 6 minutos de leitura.

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 Gasolina ou etanol: qual vale mais a pena?
Gasolina ainda é mais vantajosa em mais de 20 estados brasileiros

Donos de carros flex costumam ter um dilema na hora de abastecer. Com a possibilidade de colocar gasolina ou etanol no tanque, a dúvida que fica é: qual dos dois combustíveis é mais vantajoso para o seu bolso?

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A recente alta da gasolina também ajudou a complicar um pouco a cabeça do consumidor e ajuda a criar a falsa impressão de que o etanol é sempre mais interessante. Segundo levantamento da Ticket Car, a gasolina ainda é mais vantajosa em 21 estados brasileiros (confira tabela abaixo). No geral, o combustível derivado de petróleo sai mais em conta
principalmente nos estados da região Sul, Norte e Nordeste. Já o etanol é o combustível de maior vantagem para abastecer no Sudeste,
Centro-oeste e algumas regiões do Sul do Brasil.

No que diz respeito ao preço da gasolina, as bombas com os maiores valores por litro estão localizadas no Acre (valor médio de R$ 3,36). Já o menor preço médio está em São Paulo (R$ 2,76). Pelo litro do etanol, por sua vez, cobra-se em média R$ 2,36 quando consideramos todo o país, sendo que o menor valor está em São Paulo, com média de R$ 1,78 por litro.

Apetite variável


Um carro flexível possui regimes de consumo variáveis. Quanto mais etanol no tanque, pior será o desempenho nesse quesito. Etanol e gasolina possuem propriedades distintas, sendo que a mais impactante diz respeito ao poder calorífico. Em suma, o derivado de cana demanda mais energia do que a gasolina para se vaporizar.

Isso pode ser contornado adotando uma taxa de compressão mais elevada, situação que não é muito favorável à gasolina, já que esse combustível, se muito comprimido dentro da câmara de combustão, pode detonar mesmo sem a fagulha das velas.

Com isso, é possível afirmar que o motor flex não trabalha otimizado nem para a gasolina, nem para o etanol, especialmente no que se diz respeito à taxa de compressão. Embora o derivado de cana aumente a potência e torque do motor, seu uso acaba por fazer o carro consumir mais combustível. A quantia exata varia de acordo com a calibragem do motor, mas um cálculo padrão aponta que um litro de etanol gera, em média, 70% da energia que mesma quantidade de gasolina.


Conta simples

Para descobrir o que vale mais a pena, o consumidor precisa fazer uma conta simples. A receita é dividir o valor do litro de etanol pelo valor do litro da gasolina. Caso o resultado seja igual ou inferior a 0,7, a vantagem é do etanol. Resultados superiores a 0,7 indicam que vale mais a pena abastecer com gasolina.

Há também outras variáveis. Se a preocupação do motorista não é o preço e sim o ambiente, a escolha natural será pelo etanol. O mesmo vale para quem quer obter o máximo desempenho de um carro flex.


Já quem vai viajar e quer rodar o maior número de quilômetros com um tanque, a escolha recai sobre a gasolina. Com ela, o carro tende a ter uma autonomia maior. Por exemplo: se um veículo tem média de consumo de 10 km/l com gasolina e 7 km/l com etanol, a gasolina será 43% mais econômica. Utilizando esse exemplo como base, com um tanque de 50 litros um carro bebendo gasolina percorrerá 500 km. Já um movido a etanol andará somente 350 km.


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