Você está lendo...
Volvo vai parar de produzir motores a diesel, afirma CEO
Notícias

Volvo vai parar de produzir motores a diesel, afirma CEO

Previsão é de que último carro com esse tipo de motor seja produzido até 2023. Montadora quer apostar em veículos elétricos e híbridos

Redação

17 de mai, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Crédito:Aly Song/Reuters

A montadora sueca Volvo vai parar de produzir motores a diesel. A decisão, anunciada nesta quarta-feira pelo diretor executivo da companhia, Hakan Samuelsson, foi tomada porque o custo de redução das emissões de óxido de nitrogênio (um dos grandes vilões do meio ambiente), está cada vez mais alto.

“Nós não desenvolveremos mais nenhum motor a diesel”, disse Samuelsson, em entrevista ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung. O executivo estima que este tipo de motor seja produzido até 2023.

Apesar do anúncio, o CEO acredita que o diesel irá desempenhar um papel importante nos próximos anos, ajudando a companhia a atingir sua meta de redução de emissões de dióxido de carbono.

Publicidade


Samuelsson disse ainda que até 2020 o diesel seria necessário para ajudar a cumprir os limites de emissão de dióxido de carbono estabelecidos pela União Europeia. Depois disso, com o surgimento de outros regulamentos, os custos para tornar os motores compatíveis com normas cada vez mais antipoluição não valeriam a pena.

Outro incentivo para que carros elétricos e híbridos sejam adotados é o alto preço para veículos com motor a diesel. A tecnologia é a aposta para o futuro da marca, que vai direcionar seus investimentos no desenvolvimento de modelos que usem a eletricidade. Seu primeiro carro totalmente elétrico está previsto para chegar ao mercado em 2019.

Atualmente, carros a diesel respondem por mais de 50% de todos os novos registros na Europa, fazendo da região o maior mercado de diesel do planeta.


Deixe sua opinião