Placa Amarela

Ambulância do Chopp

Ex-analista de sistemas transformou um utilitário que serviu ao Exército em choperia ambulante

Roberto Bascchera

10 de dez, 2016 · 5 minutos de leitura.

Ambulância do Chopp
Crédito: Ex-analista de sistemas transformou um utilitário que serviu ao Exército em choperia ambulante

A ambulância: choperia diferente

Nove entre dez empreendedores que montam um food truck pensam em algo como uma Kombi ou um furgão antigo para abrigar o negócio. Mas o ex-analista Márcio Ionck foi radical. Transformou um utilitário que serviu ao Exército Brasileiro, uma picape Ford fabricada em 1975, em choperia ambulante. Nascia, então a Ambulância do Chopp.

Clientes se interessam pelo veículo

A ideia surgiu após o rapaz passar sete meses na Austrália, em um intercâmbio. “Quando voltei, queria fazer algo diferente, não voltar para o antigo trabalho. Aí vi o carro na garagem e deu o estalo”, conta. Como é comum, os puristas abominam esse tipo de transformação num veículo antigo e raro, mas a ex-Viatura de Transporte Especializado (VTE), que tem como base a Rural Willys, é um sucesso de público e de vendas.

Publicidade


Os puristas abominam a ideia de se modificar um veículo com essa história, mas o carro parece “chamar” os clientes, interessados não só no chope, mas em conhecer um pouco de sua história. A ambulância, comprada de um colecionador, preserva boa parte das características originais, e sofreu adaptações apenas viabilizar o negócio, como a instalação de quatro torneiras de chope, estilizadas como balas de fuzil. O “cofre” do negócio é uma antiga caixa de aço, que servia para guardar munição. “A maca também tenho, está guardada em casa”, diz Ionck.

A mercadoria, na caçamba

No painel, uma plaqueta informa se tratar de uma “viatura Ford 1/2 ton 4×4”, com tanque de gasolina de 66 litros, 4,953 metros de comprimento e 2,15 metros de altura – isso “com toldo”. Se o para-brisa for rebatido, a altura cai para 1,466 metro. O motor é um Ford 2.3 OHC (comando de válvulas no cabeçote), de quatro cilindros e 99 cv. O câmbio, no assoalho, é de quatro velocidades.

A plaqueta com as características do veículo

A pintura verde oliva, os adesivos militares e acessórios como sirene original, funcionando, são chamarizes para o público. Para completar, dois capacetes ficam à disposição para os mais entusiasmados tirarem fotos.


Ionck tira o chope: torneiras imitam balas de fuzil

Também chama atenção a família vestida a caráter, com roupas camufladas. Ionck toca o negócio com a namorada. Fabiana, e a mãe, Ivani. A filha Letícia o acompanha. E, pelo visto, todos se divertem com o trabalho.

A família: vestidos a caráter

A sirene e os capacetes: chamarizes
Volante de Rural Willys

O DNA da ambulância
O motor Ford 2.3 OHC
A caixa registradora: antes, carregava munição
Clientes se empolgam com o chope e com o carro

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.