Em novembro de 1988, um grupo de amigos ligados ao Sedan Clube do Brasil se reuniu para planejar um grande evento em Interlagos, o Encontro Nacional do Fusca, que culminaria com a instituição de um dia dedicado ao besouro, o 20 de janeiro. Desde 1989, o Dia Nacional do Fusca faz parte do calendário dos apaixonados por esse ícone da indústria automobilística mundial.
Algum tempo depois, com autorização formal da Volkswagen do Brasil, o Sedan Clube, fundado em 1985, passou a se chamar Fusca Clube do Brasil. E a paixão pelo carro entre os aficionados só cresceu.
Hoje, quase 30 anos depois, o Fusca ainda é reverenciado em festas por todo o País no mês de janeiro. No domingo (21/01), mais de mil besouros e derivados da família Volkswagen com motor refrigerado a ar, foram reunidos pelo Fusca Clube do Brasil em um shopping center de São Bernardo do Campo.
Publicidade
Entre os participantes, destacou-se o Fusca branco do eletricista aposentado José Ribeiro da Silva, de 60 anos. Ao lado de Carlos André Ribeiro da Costa, de 40, ele percorreu 3 mil quilômetros ao volante do besouro, no trajeto entre Igarassu, em Pernambuco, e São Paulo. “Já viajei o Nordeste inteiro nesse Fusca”, contou. “Não é um carro tão confortável para uma viagem tão longa, mas as amizades que a gente faz por causa dele compensam tudo.”
No estacionamento da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, no Ibirapuera, a Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo (APVAESP) realizou seu sétimo encontro e o Fusca foi uma das estrelas.
Veja imagens:
Newsletter Jornal do Carro - Estadão
Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.