Pagamento do IPVA começa amanhã em São Paulo

IPVA pode ser pago em cotas únicas, com e sem desconto, ou parcelado em ate três vezes

ipva
Vencimentos do IPVA em São Paulo começam amanhã (9) Foto: Werther Santana/Estadão

Começa amanhã (9) o calendário de pagamento do IPVA de 2018 no estado de São Paulo. Os proprietários de veículos com placas final 1 podem quitar a taxa à vista, com desconto de 3% (em janeiro), e sem desconto (em 9 de fevereiro) ou parcelar em três vezes.

Esse ano o imposto ficou ligeiramente mais barato. Isso ocorreu porque o valor de venda de veículos usados caiu. A alíquota, no entanto, não mudou: carros a gasolina e flexíveis e picapes registrados na capital paulista pagam 4%. Modelos movidos a etanol, elétricos e a gás recolhem 3%, enquanto ônibus, motos e quadriciclos recolhem 2%.

Juntamente com a primeira parcela ou cota única do IPVA é possível adiantar o licenciamento de 2018. O pagamento também é feito nas agências dos bancos conveniados com o Detran-SP e o documento chega em até 20 dias quando o envio é solicitado pelo Correio.

Adiantar o licenciamento é opcional. O calendário regular de pagamento desse imposto vai de abril a dezembro.

Atrasar o pagamento do IPVA gera multa de 0,33% ao dia. Após 60 dias, o acréscimo é de 20% do valor devido. Além disso, a inadimplência impede o licenciamento do veículo e o proprietário do veículo está cometendo infração gravíssima. Se for flagrado em uma blitz, fica sujeito a sete pontos na CNH e multa de R$ 293,47.

SEGURO OBRIGATÓRIO

O DPVAT deve ser pago à vista por meio de guia disponível no site da Seguradora Líder, responsável pela cobrança no Estado, ou nos bancos conveniados. O vencimento é o mesmo da cota integral do IPVA. Veículos isentos de IPVA pagam o seguro obrigatório juntamente com o licenciamento.

 


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Ofertas Carros 0km

Ofertas com condições especiais


Notícias relacionadas