Você está lendo...
Saiba que calçados evitar ao volante
Legislação

Saiba que calçados evitar ao volante

Além de chinelos, outros calçados podem oferecer risco ao motorista

Igor Macário

01 de nov, 2017 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

CNH
Calçados inadequados podem gerar riscos ao volante
Crédito:JF Diorio/Estadão

O ato de dirigir não costuma envolver modas, mas a forma como o motorista se veste pode influenciar as suas capacidades ao volante. As roupas nem tanto, mas os calçados mudam totalmente a interação de quem dirige com o carro. Tanto que é proibido guiar sem um calçado que se prenda por completo nos pés.

É o que diz o sucinto texto do artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito. Além de calçados soltos, como chinelos e tamancos, o CTB também proíbe o uso daqueles que podem comprometer a operação perfeita dos pedais.

Isso inclui qualquer calçado que possa deslizar sobre os pedais, por exemplo. Alguns modelos sociais têm solados de couro e podem escorregar do pedal quando o motorista colocar mais pressão no pé.

Publicidade


Se isso ocorrer, quem estiver ao volante pode levar um simples susto ou até causar um acidente. O problema é um pouco menor quando o carro é automático, com apenas dois pedais. Como a movimentação dos pés do motorista é menos frequente, por causa da ausência do pedal da embreagem, o risco de problemas com calçados tende a diminuir.

Os sapatos de salto alto podem ser usados, mas como forçam os pés a ficarem numa posição menos anatômica, acabam exigindo mais dos músculos de pernas e pés. Isso vai tornar viagens mais cansativas.

Outro risco envolve o uso de tênis esportivos muito volumosos, como os de basquete ou skate. Eles são mais largos e têm o solado plano. Por isso, o motorista corre o risco de esbarrar os pés em outros pedais.


Quem tem pés maiores pode apertar mais de um pedal ao mesmo tempo, o que é arriscado com o carro em movimento.

DESCALÇO

O Código de Trânsito Brasileiro não proíbe que o motorista dirija sem sapato. A medida é, iclusive, melhor do que usar um potencialmente perigoso para a direção. Porém, é melhor evitar deixar os calçados fora de uso na região dos pés do motorista. Eles podem se movimentar com o balanço do carro e acabar sob os pedais, dificultando seu acionamento e comprometendo a segurança.

Deixe sua opinião