Onboard

HB20 cola no Onix pela primeira vez em dois anos

Vendas da primeira quinzena de março mostram o Hyundai HB20 apenas mil unidades atrás do Chevrolet Onix

Diego Ortiz

17 de mar, 2019 · 4 minutos de leitura.

HB20" >
Hyundai HB20
Crédito: Crédito: Hyundai/Divulgação

O Chevrolet Onix tem dado uma surra em seus concorrentes há muito tempo. Mas parece que um dos adversários decidiu levantar mais uma vez e deu um golpe forte neste início de março. Na primeira quinzena do mês, o Hyundai HB20 teve 4.552 vendas, contra 5.545 do Chevrolet Onix. Apenas 993 unidades à frente.

Pode parecer muito, mas não é. Faz dois anos que o compacto da Hyundai não chega tão perto de seu grande rival em termos de número. Em fevereiro, por exemplo, a diferença no fechamento do mês foi 18.392 unidades do Onix contra 8.055 do HB20. Mais de 10 mil carros. Para ter o mesmo desempenho do mês passado, o Chevrolet teria que praticamente triplicar seus emplacamentos nos próximos 15 dias. Algo que seria digno de recorde.

Publicidade


A primeira conclusão a se chegar seria a de que, com tantas notícias falando sobre a chegada do novo Onix, o interesse pelo atual modelo finalmente esfriou. E que as pessoas estão esperando para investir na nova geração do carro. Porém, bastou falar com alguns vendedores para ver que não é bem isso. os vendedores Alexandre, Felipe e Lima da concessionária Absoluta e a vendedora Eliane da Vigorito foram categóricos em afirmar que ninguém chega no salão das lojas perguntando pelo novo Onix. E que levam para casa o atual felizes da vida.

Carros de base como o Onix são vendidos na “boca do caixa” como se diz. O cliente pechincha, pede acessórios, financia muito, é uma compra bastante racional. Não é um consumidor de SUVs de R$ 100 mil que já chega na loja sabendo qual carro e qual versão ele quer comprar.

O cliente de base, segundo os vendedores, precisa ser convencido. É preciso mostrar que ele vai levar vantagem na compra. E não me parece uma vantagem muito boa comprar um carro que vai mudar totalmente e que não está com uma super promoção no momento.


Coisas que não evoluiram nos carros

Sobra então o argumento da frota. É possível que a GM não tenha fechado uma boa venda corporativa para seu Onix Joy, versão mais barata do carro e que mais vende. É a que tem o visual antigo antes da reestilização. Podemos lembrar também que o HB20 vai mudar em breve e que poderia ser alvo do mesmo fenômeno de desinteresse. Mas aqui está em jogo mais a queda do Onix do que uma super venda do HB20.

De qualquer forma, é bom ver a briga entre os compactos se acirrar de novo. Independentemente da marca, quando há mais competição, quem ganha é o consumidor.


Viu algum carro camuflado ou algum segredo? Manda para mim no diego.ortiz@estadao.com que eu publico aqui!

Carros para comprar até R$ 80 mil

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.