Você está lendo...
Mitsubishi L200 Triton ganha preparação off-road pesada
Notícias

Mitsubishi L200 Triton ganha preparação off-road pesada

Mitsubishi L200 Triton Absolute será estrela da marca no Salão do Automóvel de Bangkok, na Tailândia

Redação

26 de mar, 2019 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

l200 triton
3b3c56d2-mitsubishi-triton-absolute-concept-11
Crédito:

Picapes têm muita capacidade off-road, mas sempre dá para melhorar. Pensando nisso, a Mitsubishi revelou a L200 Triton Absolute. O conceito será a estrela da marca no Salão do Automóvel de Bangkok, na Tailândia, com uma pegada ainda mais fora de estrada.

A principal alteração na L200 Triton e que chama mais atenção é a altura elevada em 50 mm graças um kit de calços com aumento do curso da suspensão. As rodas de liga são novas e com miolo para dentro para evitar impactos contra rochas. São equipadas com pneus off-road Falken.

Os para-choques receberam alargadores de fibra de carbono para acomodar os eixos com bitolas mais largas (a distância entre as pontas de um mesmo eixo). Pouco usual em picapes, o composto também foi utilizado em enxertos nos para-choques, proteções da carroceria e na traseira.

Publicidade


Outros detalhes são os destacados “peitos de aço” falsos na frente e atrás na parte interior dos para-choques com detalhes em vermelho. Há ainda pegadores pintados no tom rubro na parte superior das portas, uma barra de LEDs auxiliares no teto e grade pintada de preto.

A Mitsubishi não divulgou informações sobre o interior e a motorização. A versão final deve ganhar detalhes semelhantes, em tons escurecidos com apliques em vermelhos. A parte mecânica deve ser mantida em relação ao que é oferecido na picape convencional, um motor 2.4 turbodiesel de 190 cv e 43,9 mkgf.



15 carros com consumo de combustível muito alto:

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH
Oferta exclusiva

Mitsubishi Eclipse Cross RUSH

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.