As monarquias são formadas por dinastias. No mundo do automóvel, as coisas não são diferentes: a maioria das montadoras, dos EUA à Ásia, foi batizada com os nomes de suas famílias fundadoras.
Algumas dessas famílias permanecem no comando dessas montadoras até hoje. Um caso emblemático nos Estados Unidos é a Ford. Na Europa, a Porsche.
As duas empresas se enquadram nos dois casos: têm o nome de suas famílias fundadoras, e elas ainda estão no comando.
Listamos (e contamos um pouquinho da história) as principais dinastias do mundo do automóvel. Mas, como a lista é extensa, talvez seja preciso fazer uma segunda reportagem. Ou terceira. Quem sabe uma série?
Veja também: Conheça o Bugatti de R$ 70 milhões
1/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
2/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
3/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
4/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
5/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
6/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
7/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
8/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
9/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
10/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
11/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
12/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
13/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
14/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
15/15
Bugatti La Voiture Noir custa R$ 70 milhões
Hipercarro é baseado no Chrion e teve o visual inspirado Type 57 SC Atlantic. O La Voiture tem motor 8.0 W16 quadriturbo de 1.500 cv. Com este preço, é o carro 0KM mais caro da história
Porsche e a história do automóvel
O austríaco Ferdinand Porsche trabalhava na Daimler-Benz, dona da marca Mercedes-Benz. Queria construir um automóvel pequeno e de baixo peso, mas a diretoria da empresa vetou o projeto.
Em 1931, já fora da Daimler, junto com o filho Ferry, fundou a Porsche, inicialmente como uma empresa de consultoria.
Um dos projetos da Porsche foi desenvolvido a pedido de Adolf Hitler. Trata-se do Fusca, um dos produtos mais emblemáticos da história do automóvel.
Como fabricante de automóveis, a Porsche surgiu em 1948, com a fabricação do 356. A família até hoje controla a montadora, que é grande acionista da Volkswagen.
O presidente do conselho é Wolfgang Porsche, filho de Ferry. Ele é também irmão de Ferdinand Alexander Porsche, já falecido e designer do emblemático 911.
Já o primo de Wolfgang, Ferdinand Piech, foi presidente executivo e integrante do conselho da Volkswagen (leia mais aqui).
Agnelli
A Fiat não carrega o nome da família mais importante de sua história, os Agnelli. O nome da montadora é uma sigla para Fábrica Italiana de Automóveis de Turim, sua sede.
Os Agnelli, no entanto, estão à frente da Fiat desde os primórdios até hoje em dia.
A Fiat foi fundada por Giovanni Agnelli, junto com um grupo de empresários. Hoje, faz parte do conglomerado ítalo-americano FCA, que inclui Alfa Romeo e a Chrysler.
Outro dia eu estava assistindo à série “The Romanoffs”, no streaming “Prime”, da Amazon. Uma suposta descendente da família real russa (interpretada por Diane Lane) surpreendeu uma amiga ao contar sobre suas origens.
“Mas seu sobrenome é Ford”, disse a interlocutora. “É porque queríamos nos desvencilhar dos russos, e Ford é o nome mais tipicamente americano de todos”, explicou a personagem de Lane.
Vídeo: Teste do Volkswagen T-Cross 1.0 turbo (200 TSI)
Ford é sim o sobrenome mais comum dos Estados Unidos. Ou, ao menos, o mais famoso. No segundo caso, o responsável é Henry Ford, o criador do processo de linha de montagem e um dos responsáveis pela explosão industrial nos Estados Unidos.
Henry fundou a companhia que leva seu nome e, até hoje, é controlada por integrantes de sua família: a Ford. O atual presidente do conselho da montadora (assumiu o posto em 1999) é William Clay Ford Jr., o Bill Ford.