A Ford comemorou nesta quarta-feira (18) os 55 anos do Mustang, um carro que já ganhou tanta importância que ficou maior que sua marca. E aproveitou também para celebrar o quarto ano seguido (2018) de liderança mundial do modelo no segmento de esportivos.
Os números são da consultoria IHS Markit. De acordo com a empresa, o Mustang liderou a categoria com 113.066 exemplares vendidos. Nos EUA, o carro também foi líder, com 75.842 unidades comercializadas.
O carro também foi o esportivo mais vendido do Brasil em 2018, com 988 emplacamentos. Atualmente em sua sexta geração, o Mustang foi lançado pela Ford no mercado nacional no ano passado.
Veja também: Dez usados legais até R$ 30 mil
1/10
HONDA CR-V EX 2007 - R$ 30 MIL
O CR-V ainda tem pinta de carrão caro e esbanja espaço interno e versatilidade. As primeiras safras da terceira geração do SUV já estão com um precinho mais camarada e são boas pedidas. A manutenção não é das mais complexas e dificilmente ele vai te deixar na mão.
2/10
FORD FOCUS GLX 2.0 AT 10/11 - R$ 29 MIL
O Focus tem dirigibilidade primorosa, motor 2.0 forte e boa oferta de equipamentos. Prefira as unidades com câmbio automático se não quiser ter que se virar com a embreagem dura dos 2.0 manuais. O consumo também é um tanto alto, mas a dinâmica boa compensa.
3/10
FIAT BRAVO 1.8 ESSENCE 2011 - R$ 29 MIL
O Bravo é um ótimo hatch médio que acaba esquecido na hora de procurar um usado. O 1.8 é valente e o modelo tem uma das melhores posições de dirigir já conseguidas num modelo do tipo. Visual e acabamento interno são pontos fortes.
4/10
TOYOTA COROLLA XEI 2008 - R$ 30 MIL
Os últimos Corollas da famosa geração "Brad Pitt" estão começando a ter preços mais palpáveis. A linha 2008 foi a última antes do facelift e ganhou motor flex.
5/10
FIAT PUNTO ESSENCE 1.6 2013 - R$ 30 MIL
O Punto compartilha qualidades com o irmão maior, o Bravo. Posição de dirigir na medida, motor que rende bem em rotações mais altas e bom comportamento nas curvas. Fuja dos automatizados e dos 1.4, mais lentos, e seja feliz.
6/10
TOYOTA CAMRY XLE 2008 - R$ 30 MIL
Curiosamente, um Camry 2008 custa quase o mesmo do que um Corolla do mesmo ano. O sedã maior tem um belo V6 de 3,5 litros e esbanja sofisticação. Só cuidado com a manutenção, principalmente com peças de acabamento e carroceria, que podem ser caras e raras.
7/10
HYUNDAI SANTA FE 2008 - R$ 30 MIL
O Santa Fe é outro SUV para quem precisa de espaço e desempenho gastando pouco (ao menos na compra...). O V6 de 2,7 litros é valente e o modelo ainda chama atenção por aí.
8/10
VW JETTA VARIANT 2008 - R$ 27 MIL
Para quem não tiver medo de um Volkswagen importado, a Jetta Variant tem muito espaço interno, ótimo acabamento e um ronco instigante do cinco cilindros de 2,5 litros.
9/10
CHEVROLET SONIC LTZ 2012 - R$ 28 MIL
O Sonic é outro que foi esquecido pelo público ainda quando novo e continua fora dos holofotes entre os usados. O hatch tem boas qualidades, embora o 1.6 de 120 cv seja um pouco sem graça. O visual é o maior destaque do hatch.
10/10
HYUNDAI I30 2011 - R$ 29 MIL
O i30 de primeira geração tem um valente 2.0 de 145 cv sob o capô, câmbio manual de cinco marchas justinhas e bom comportamento dinâmico. O câmbio automático tem só quatro marchas, mas se vira bem no transito urbano. O senão é o consumo elevado e as rodas de 17 polegadas com pneus de perfil baixo, que sofrem em piso ruim.
55 anos do Mustang
O Mustang foi visto pela primeira vez pelo público em 17 de abril de 1964, durante o Salão de Nova York, nos Estados Unidos. Mais antiga linha de automóveis da Ford, teve sua primeira geração produzida até 1973, com carrocerias cupê, conversível e fastback.
A segunda geração foi mais curta, de 1974 e 1978, enquanto a terceira teve uma longa carreira. Ela foi produzida entre 1979 e 1993.
A quarta geração sobreviveu dez anos, de 1994 a 2004, enquanto a quinta foi de 2005 a 2014. A atual geração do Mustang foi lançada em 2015 e já teve cerca de 500 mil exemplares vendidos em quase 150 países.
Vídeo da semana: M2 Competition e TT RS vão para a pista
Um dos grandes feitos do atual modelo foi conseguir ter sido o carro esportivo mais vendido da Alemanha, o país da Porsche. Isso ocorreu em 2016.
As emblemáticas versões
Um dos Mustang mais emblemáticos de todos os tempos é o guiado por Steve McQueen no filme “Bullitt”. Trata-se de um modelo 390 GT de 1968 (portanto de primeira geração).
Vídeo relacionado: O duelo mais famoso do mundo
Na atual geração, a Ford lançou uma versão Bullitt para o muscle car. De acordo com a montadora, essa opção superou em 25% as previsões globais de vendas.
Desde a primeira geração, uma das versões que chamaram a atenção foi a Mach1. Já a Cobra surgiu na segunda geração do modelo, enquanto o SVT Cobra é da terceira.
O Mustang GT também está disponível desde os primórdios do Ford. Essa é a versão vendida no Brasil, com motor 5.0 V8 aspirado e câmbio automático de oito velocidades.
Shelby GT500
Também se destaca na história do muscle car a versão Shelby GT500. Sua primeira aparição foi na primeira geração. O modelo foi criado em parceria com o lendário Caroll Shelby.
No Salão de Detroit (EUA), em janeiro, foi lançado Mustang Shelby GT500 da atual geração. Com mais de 700 cv, é o carro mais rápido já feito pela Ford, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos.
Veja também: Os carros de luxo mais vendidos em março