Você está lendo...
Hyundai cria ‘videogame gigante’ em SP para Maio Amarelo
Notícias

Hyundai cria ‘videogame gigante’ em SP para Maio Amarelo

Maio Amarelo é movimento pela segurança no trânsito; jogadores devem fazer escolhas seguras para concluir jornada

Redação

27 de abr, 2019 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

maio amarelo
AÇÃO DA HYUNDAI EM APOIO AO MAIO AMARELO
Crédito:HYUNDAI/DIVULGAÇÃO

O movimento Maio Amarelo ocorre todos os anos para conscientizar e criar ações voltadas à segurança no trânsito. E a Hyundai, como parte do processo, criou um “videogame gigante’ na Avenida Paulista, em São Paulo.

A ação é uma ativação de artes digitais na fachada do prédio da Fiesp entre 2 e 30 de maio. A proposta é que o “jogo”, batizado de Running Safe (Correndo seguro, em tradução literal) pode ser comandado por quem desejar participar.

Eles tem como missão fazer escolhas seguras ao volante para chegar ao fim da fase, que dura 90 segundos. Para jogar, os usuários tem a disposição na gigante tela de LEDs carrinhos inspirados pelos HB20X e HB20 R Spec.

Publicidade


Além do jogo, duas artes digitais, também criadas com o uso dos LEDs, estão em exposição na “tela” entre 22h e 6h. Uma delas, batizada de Modal, dá destaque a mobilidade urbana e os novos meios de locomoção adotados na capital paulista. O segundo, Melancia, usa a fruta como metáfora para a fragilidade do corpo humano e o risco do pedestre no trânsito.

Maio Amarelo

O movimento mundial Maio Amarelo acontece pela sexta vez no Brasil com a proposta de alertar a sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. A escolha do mês de maio para as ações foi motivada pelo anúncio, em maio de 2011, da “Década de Ações para a Segurança no Trânsito” pela ONU.


Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), em 2013, 1,3 milhão de pessoas perderam a vida em acidentes de trânsito, em 178 países. No Brasil, 43,8 mil pessoas morrem todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito.

SERVIÇO


Local: Galeria de Arte Digital do Centro Cultural Fiesp (Av. Paulista, 1.313 – em frente à estação Trianon-Masp do metrô)
Dias: 2 a 30 de maio de 2019
Game Art Interativo: “Running Safe” das 19h às 22h, de quarta a domingo
Obras visuais: “Melancia” e “Modal” das 22h às 6h, diariamente

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI
Oferta exclusiva

Hyundai HB20 Comfort Plus 1.0 TGDI

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.