Primeira Classe

Os carros dos astros de Game of Thrones

Intérpretes de John Snow, Daenerys e Cersei, entre outras estrelas de Game of Thrones, gostam de automóveis rápidos

Rafaela Borges

14 de mai, 2019 · 8 minutos de leitura.

Emilia Clarke Game of Thrones" >
Emilia Clarke tem Aston e Audi
Crédito: Montagem sobre fotos de divulgação

Que virada tivemos no penúltimo episódio da história de Game of Thrones, heim? Bem, mas não estou aqui para dar spoilers, afinal, sempre há quem ainda não tenha visto. Mas que tal, então, falarmos dos carros que os astros do elenco dirigem na vida real?

Uma olhada na lista completa já nos deixa com uma primeira conclusão: há uma certa predileção por marcas inglesas entre os astros de Game of Thrones. Não é difícil de explicar. Embora a série da HBO seja norte-americana, 90% do elenco é britânico.

 

Publicidade


Vídeo da semana: Teste do McLaren Senna em Interlagos

 


Modelos de marcas como Land Rover, Jaguar e Aston Martin são as escolhas de Emilia Clarke (Daenerys Targaryen), Kit Harington (Jon Snow), Natalie Dormer (Margaery Tyrell), Sean Bean (Ned Stark) e Maise Williams (Arya Stark).

No entanto, algumas marcas alemães também fazem sucesso junto ao elenco de Game of Thrones, a exemplo de Audi e Porsche. E, surpresa: um dos astros da série guia um carro da Skoda. Veja abaixo os destaques.

Marcas inglesas em Game of Thrones

Natalie Dormer, que viveu Margaery Tyrell – posteriormente rainha Margaery – entre a segunda e a sexta temporadas, tem um bom gosto e tanto. Ela já foi vista ao volante de um Aston Martin DB5 clássico. No dia a dia, ela guia um Toyota Prius.


Ator que viveu o protagonista da série da HBO na primeira temporada, Ned Stark, Sean Bean já foi dono de um clássico jipe militar da Land Rover, que vendeu recentemente. Já Maise Williams, a Arya, tem um Range Rover.

Jaguar F-Type Kit Harington Game of Thrones
F-Type é a escolha de Kit Harington, o Jon Snow (Foto: Jaguar/Divulgação)

 


Intérprete de Jon Snow, herdeiro legítimo do trono de Westeros, Kit Harington gosta de esportividade. Ele tem um F-Type, Jaguar feito para concorrer com modelos da Porsche.

Quando o assunto é moto, Harington também curte as esportivas. E não abre mão da procedência britânica: ele tem uma Triumph Thruxton.

Jason Mamoa, o Khal Drogo, que deixou a série já na primeira temporada, é um dos poucos não-britânicos da série. O ator americano nasceu no Havaí. Sua predileção, porém, é por modelos da Land Rover. Ele tem um Defender e um Range Rover.


Mãe dos Dragões, colecionadora de carros

Protetora dos sete reinos, mãe dos dragões, Khaleesi dos Dothraki, quebradora de correntes, etc. Daenerys Targaryen é a personagem que mais títulos acumula em Game of Thrones.

 

LEIA TAMBÉM


 

Sua intérprete, Emilia Clarke, não deixa por menos quando o assunto é carro. Do elenco da série da HBO, ela é a que tem uma das maiores coleções de automóveis.

Por isso, mesmo tendo um carro inglês em sua garagem, ela mereceu um tópico exclusivo. O britânico da Khaleesi é nada menos que o belo Aston Martin DB9, cupê de quase 500 cv.


Mas Emilia também curte bastante um automóvel alemão. Tanto que tem na garagem dois Audi, um A8 e um Q3, e um Mercedes-Benz CLK antigo.

Sansa e Cersei

Nas primeiras temporadas de Game of Thrones, Sansa Stark e Cersei Lannister protagonizaram um forte antagonismo. A garota mais velha de Winterfell desejava se casar com o filho da rainha consorte mas, após seu pai ser assassinado pela família real, passou a odiar a família – tanto a mãe quanto o filho e ex-amado, Joffrey.

Na vida real, as intérpretes de Sansa e Cersei (Sophie Turner e Lena Headey, respectivamente) gostam de carros rápidos, mas cada uma à sua maneira. A coleção de Sophie só não é tão extensa quanto a de Emilia Clarke, mas tem três automóveis de respeito.


Tesla S Lena Headey Game of Thrones
Lena Headey, a Cersei, guia um Tesla Model S (Foto: Divulgação)

 

Na garagem de Sophie podem ser encontrados um Porsche Panamera, um Audi A7 e uma perua Volvo V90 de antiga geração.


Já Lena é proprietária de um dos carros mais rápidos do mundo. Porém, por ter motor elétrico, com uma pegada sustentável. A intérprete da grande vilã de Game of Thrones dirige um Tesla S.

Simplicidade

Dois astros de Game of Thrones parecem enxergar o carro como mero meio de transporte. Um deles é Ian Glen, o sir Jorah Mormont. O ator já foi visto em uma simples minivan Renault Scénic.

Já o dinamarquês Nikolaj Coster-Waldau, o Jaime Lannister, já foi visto com um clássico Audi F103 dos anos 60. Porém, o intérprete do personagem que começou como vilão, mas foi ganhando a simpatia do público, já declarou que, no dia a dia, dirige um simples modelo da Skoda.


 

Veja também: Os carros de luxo mais vendidos em abril

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.