Primeira Classe

As viagens de carro mais legais do cinema

De Thelma e Louise a filmes cult, aventuras de carro chamam a atenção no cinema

Rafaela Borges

18 de jan, 2019 · 12 minutos de leitura.

Viagens de carro no cinema" >
Viagens de carro no cinema
Crédito: O Buick de 'Rain Man', com Dustin Hoffman e Tom Cruise (Foto: Divulgação)

“Paris pode esperar”, de Eleanor Coppola (mulher de Francis Ford e mãe de Sofia) não é nenhum blockbuster. No cinema, arrecadou “apenas” US$ 8,9 milhões, uma quantia irrisória na bilionária indústria dos filmes.

Também não é um filme que traz heróis, cenas de ação e outros ingredientes típicos de filmes que remetem a carros. Porém, foi esse longa, que assisti na semana passada (na TV a cabo), que me levou a escrever sobre o tema que vocês vão ler a seguir. O tema? Carros.

Mais precisamente, viagens de carros inesquecíveis do cinema. Seja em superproduções ou filmes de baixo orçamento, em comédias ou romances, as viagens de carro sempre dão um gosto especial à história. Elas remetem à liberdade, aventura, descobertas. E sempre acabam trazendo um (ou mais) automóvel legal no cardápio.

Publicidade


Aqui, listei as viagens de carro que considero as mais legais do cinema.

GALERIA: ROTA 66

Cinema de nicho: “Paris pode esperar”

No longa de estreia de Eleanor Coppola, a viagem de carro está entre as que eu ainda quero fazer. A protagonista é Anne (Diane Lane). Com problema no ouvido, ela não pode voar para a Hungria com o marido Michael (Alec Baldwin).


Por isso, pega uma carona de carro, rumo a Paris, com o sócio do marido, o francês Jacques (Arnaud Viard). O ponto de partida é Cannes.

LEIA TAMBÉM

Essa carona acaba virando uma viagem de quase três dias da Riviera Francesa a Paris, cercada por belas paisagens, museus, igrejas históricas, lavandas provençais e alta gastronomia, além de debates existenciais.


No caminho entre a Riviera e Paris está a cidade de Lyon, famosa por seus restaurantes estrelados. O lento e lúdico caminho é feito com um carro antigo, o Peugeot 504 Cabrio dos anos 70. Vale a pena assistir (muito mais pela viagem incrível do que pela história).

Confira todas as dicas sobre um roteiro de carro pela Riviera Francesa.


Se Beber, não case

Não dá para chamar esse já clássico da comédia de “road movie” (filme em que a maior parte da trama se passa na estrada). Mas a “road trip” dos garotos é em um dos roteiros rodoviários mais badalados dos Estados Unidos, de Los Angeles a Las Vegas.

Eu fiz esse roteiro, pela Rota 66 – que não aparece no filme. Mais legal que a viagem é o carro, um Mercedes-Benz “SE” dos anos 60. Para o filme, foram utilizadas duas versões.

VEJA TAMBÉM: CALIFÓRNIA PELA PACIFIC COAST HIGHWAY


Aconteceu naquela noite

Esse clássico do cinema com Clark Gable e Claudette Colbert é um verdadeiro “road movie”. O “filme de estrada” de 1934 venceu os cinco principais Oscars de 1935 (filme, ator, atriz, diretor – Frank Capra – e roteiro adaptado), feito que só seria repetido 40 anos depois (Por “Um Estranho no Ninho”).

A viagem da comédia romântica é da Flórida a Nova York, feita por um jornalista desempregado (Gable) e uma garota rica (Colbert) que quer contrariar o pai.

Eles pegam diversas caronas (inclusive em um Ford T 1927) e dormem no mesmo quarto, mas separados por uma cortina improvisada. Há também chantagem e algumas reviravoltas na história, que é considerada uma das três melhores comédias românticas de todos os tempos.


Por “Aconteceu Naquele Noite”, tanto Colbert quanto Gable ganharam o único Oscar de suas carreiras. Não, o astro não recebeu o prêmio pelo personagem Rhett Butler, de “E o Vento Levou”, filme de 1939 que é um dos maiores vencedores da história do Oscar.

Thelma e Louise

Também um clássico road movie, o longa de 1991 começa como uma pequena aventura de uma dona de casa entediada (Thelma, interpretada por Geena Davis) e sua amiga (a garçonete Louise de Susan Sarandon), e acaba se tornando um filme de perseguição pelas paisagens e estradas do Meio-Oeste dos Estados Unidos.


E por falar em Meio-Oeste, que tal dar uma olhada nesse post sobre minha viagem de carro ao Grand Canyon?

Na ficção, a rota da viagem de Thelma e Louise é entre Arkansas e Grand Canyon, no Arizona. A dupla, após cometer um crime, quer fugir para o México sem passar pelo Texas.

Na prática, a maior parte das locações é na Califórnia e no Estado de Utah. Tão legal quanto as estradas é o Ford Thunderbird 1966 usado nesta que é uma das “road trips” mais famosas do cinema. Ganhou o Oscar de melhor roteiro original.


Debi & Loide – dois idiotas em apuros

Quem não se lembra do carro fantasiado de cachorro? E, depois, da pequena moto enfrentando o frio das montanhas do Estado do Colorado no inverno?

Na comédia de 1994, os personagens de Jim Carey e Jeff Daniels partem de Rhode Island, no nordeste dos EUA, em direção a Aspen, no Colorado, meio-oeste.


A missão? Entregar uma bolsa à Mary (Lauren Holly), por quem Loide está apaixonado.

Pequena Miss Sunshine

Sem dinheiro para um avião e sem possibilidade de deixar o cunhado depressivo sozinho em casa, Richard Hoover (Greg Kinnear) parte com sua família em uma “road trip”.

O objetivo é levar a filha Olive (Abigail Breslin) a um concurso de beleza mirim. A bordo de uma velha Kombi estão também a esposa, o cunhado, o pai e o filho mais velho.


Juntos, vão viver algumas aventuras, descobertas e confusões em uma viagem de carro de três dias entre o Novo México e a Califórnia.

Diários de Motocicleta

Aqui, a viagem não é de carro, e sim de moto. Baseado na juventude de Che Guevara (Gael Garcia Bernal), o filme mostra a road trip do futuro revolucionário argentino pela América do Sul, junto com seu amigo Alberto Granado.

A viagem começa em 1952, quando Ernesto “Che” Guevara é um médico recém-formado. O que começa como uma viagem alegre entre amigos, no Chile, vai ganhando ares dramáticos a medida que a dupla vai subindo pelo continente e vivenciando situações de pobreza, exploração e problemas de saúde pública.


O filme estreou no cinema em 2004 e foi dirigido pelo brasileiro Walter Salles.

Na estrada

Walter Salles parece ser um grande fã do gênero road movie. Em 2011, ele levou ao cinema a famosa obra de Jack Kerouac. O elenco de nomes fortes traz Sam Riley, Kristen Stewart, Amy Adams, Kirsten Dunst e Alice Braga.


A história do filme de 2012 é uma viagem de carros pelos Estados Unidos nos anos 40.

VÍDEO DA SEMANA: AVALIAMOS O AUDI E-TRON


 

Rain Main

O carro é um Buick Roadster 1949 e a rota, de quase 3 mil km. No longa de 1988 estrelado por Tom Cruise e Dustin Hoffman, um yuppie descobre que tem um irmão autista.

Juntos, partem em uma road trip de Cincinnati, Ohio, até Los Angeles, na Califórnia. Vencedor de quatro prêmios Oscar de 1989: melhor filme, melhor roteiro original, melhor ator (Hoffman) e melhor diretor (Barry Levinson).


Easy Rider

O precursor dos road movies não poderia faltar nessa lista. Dennis Hopper e Peter Fonda são motociclistas que saem de Los Angeles em direção a Nova Orleans, onde querem chegar a tempo do Mardi Gras, o famoso carnaval da cidade.

A road trip passa pela histórica Rota 66 e tem uma trilha sonora incrível. Filme foi lançado no cinema em 1969.


Casa comigo?

O roteiro e a premissa do filme com Amy Adams e Matthew Goode não valem grande coisa. No entanto, a viagem de carro pela Irlanda é incrível.

No longa de 2010, a personagem de Adams quer chegar a Dublin para pedir o namorado em casamento. Cabe a Goode a missão de levá-la, a bordo de um velho Renault.

CONHEÇA MEU PERFIL NO INSTAGRAM


 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Face to face – superesportivo e super SUV Qual você prefere? #porsche #911 #gt3 #brabus #gclass #mercedesbenz #car #carro #instacar #instadaily #fast #speed #luxo

Uma publicação compartilhada por Rafaela Borges (@rafaelatborges) em

 

 


 

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.