Primeira Classe

SUVs que deixaram os rivais para trás

Tiggo 5X, T-Cross e Tiguan são alguns dos destaques desse grupo

Rafaela Borges

05 de jun, 2019 · 4 minutos de leitura.

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Tiggo 5X
Crédito: Felipe Rau/Estadão

Tiggo 5X, T-Cross, Tiguan, ix35, Equinox, X1 e Renegade foram os SUVs que se destacaram no ranking de vendas em maio. O Jeep está na lista pois, mais uma vez, liderou o segmento.

Já o ix35 conseguiu, depois de alguns meses, superar o irmão Tucson para voltar a ser o terceiro SUV médio mais vendido do País.O Equinox é outro que ultrapassou o Tucson. Já o X1 ficou bem à frente dos demais SUVs de luxo.

E por falar nesse grupo, o Tiguan, pelo segundo mês seguido, voltou a vender mais de mil unidades e deixar diversos SUVs compactos para trás.

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Em seu segundo mês cheio de vendas, o T-Cross já conseguiu entrar para o grupo dos cinco SUVs compactos mais vendidos. Nos últimos dias do mês, ele superou o EcoSport.

O Tiggo 5X, por sua vez, vai evoluindo no segmento. Ele, que já havia deixado o irmão Tiggo 2 para trás, agora também ultrapassou o Peugeot 2008.

 


OS SUVs MAIS VENDIDOS EM MAIO

 

Tiggo 5X evolui

Considerando todo o segmento de SUVs (pequenos, médios e grandes), o Tiggo 5X foi o 15º mais emplacado do mês. O modelo da Caoa Chery teve 698 emplacamentos, ante os 660 do Peugeot 2008 e os 514 do Tiggo 2.


Com a evolução mensal, o Tiggo 5X já é o modelo mais vendido da Caoa Chery. Aos poucos, vai chegando ao pelotão intermediário do ranking de SUVs compactos.

 

Vídeo da semana: Teste do novo Porsche Cayenne Coupé


 

Na categoria, logo à frente dele em maio ficaram o Chevrolet Tracker, com 1.091 unidades vendidas, w o Honda WR-V, com 1.092.


Esses modelos deverão ser os próximos alvos do Tiggo 5X. Chegar no Citroën C4 Cactus e no Renault Captur será um pouco mais difícil. Eles venderam 1.484 e 1.841 unidades em maio, respectivamente.

T-Cross e Tiguan

O T-Cross somou 3.003 emplacamentos em maio. Com isso, ficou à frente do EcoSport, que teve 2.716 exemplares comercializados.

Considerando todo o segmento de SUVs, o T-Cross foi o sexto mais emplacado. Apenas entre os compactos, ele foi o quinto.


À frente do T-Cross aparecem HR-V (4.155), Creta (4.212), Kicks (4.520) e Renegade (5.754). O Compass também vendeu mais que o Volks (5.071), mas é um SUV médio.

O Tiguan foi o segundo médio mais vendido, com 1.269 emplacamentos. 11º mais comercializado no ranking geral de SUVs, ficou bem atrás do Compass, mas bem à frente do terceiro colocado, Hyundai ix35 (492).

O Hyundai se recuperou, assim como o Equinox, que teve 396 unidades vendidas. Entre eles aparece o X1, com 418 emplacamentos, muito à frente dos concorrentes do segmento de luxo (leia detalhes aqui).


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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.