Primeira Classe

Áustria: viagem de carro por região de vinícolas

Estado da Estíria, na Áustria, tem a cidade de Graz, belas estradas e uma paisagem incrível

Rafaela Borges

07 de jun, 2019 · 7 minutos de leitura.

Estíria Áustria vinhedos" >
Estrada na Estíria
Crédito: Rafaela Borges

Foi uma grata surpresa visitar o Estado de Estíria, na Áustria. É um roteiro do qual eu nunca tinha ouvido falar, mas me surpreendeu pelas paisagens de montanhas e vinhedos, as estradas boas de dirigir e a capital, Graz, segunda maior cidade do país.

Graz não é uma opção óbvia quando se pensa em turismo na Áustria. No topo dessa lista estão a deslumbrante Viena (tão bela quanto Paris) e a histórica Salzburgo.

A boa notícia é que dá para incluir Graz, em um roteiro de carro que inclui as duas cidades mais conhecidas da Áustria. A capital da Estíria fica a 200 km de Viena e 270 km de Salzburgo.

Publicidade


 

Vídeo: Teste do Cayenne Coupé nas estradas de Estíria, na Áustria


 

As três cidades formam uma espécie de círculo no mapa. E Graz é mais ao sul, o que contribui para o bom clima já na primavera, com temperaturas agradáveis.

Por que Graz?

Graz foi capital cultural da Europa em 2003 e tem um centro histórico belíssimo. Andando pelas ruazinhas, é comum ver artistas tocando violino, entre prédios históricos e lojas variadas.


A parte central me lembrou um pouco algumas cidades de Provença, como Aix-en-Provence, por exemplo.

Vista a partir do Schlossberg (Fotos: Rafaela Borges)

 


Conhecer Graz, no entanto, requer um dia apenas. A principal atração é o Schlossberg, um parque nas alturas. Lá, há restaurantes, bares, área verde, uma vista incrível para o centro de Graz e a famosa Torre do Relógio.

Torre do Relógio

 


Dá para subir de elevador, em um carrinho por túneis (que me lembrou o cenário de “Indiana Jones e o Templo da Perdição”) ou gratuitamente, usando escadas (são 260 degraus).

Os mais aventureiros podem descer no imenso tobogã. Mas cuidado. Ao chegar, você vai estar um pouco tonto.

Lá em cima, almoçamos no descolado Aiola Upstairs, que não oferece o prato típico da Áustria, o schnitzel. Para quem faz questão, por lá também há um restaurante típico.


Outras atrações são a Landhaushof (abaixo), praça central da cidade, onde está localizado o belo prédio da prefeitura local. E, apesar da rica preservação histórica, Graz também é repleta de construções modernas.

 


Um dos exemplos é o Murinsel, uma construção de aço futurista sobre o rio Mur. Outro prédio extravagante é o que abriga o Museu de Arte Moderna. Ambos foram construídos em 2003.

Vale lembrar que Graz é a cidade natal do austríaco mais famoso do mundo, Arnold Schwarzenegger.

Região de vinícolas na Áustria

Após passar um dia em Graz, é hora de explorar a região de vinícolas nos arredores. Hospedei-me no hotel Loisium, um wine resort em Ehrenhausen, cidadezinha a 47 km de Graz (o aeroporto da região fica na capital da Estíria).


Vista panorâmica no terraço do hotel Loisium

 

O conceito de wine resort é, literalmente, um hotel para apreciadores de vinho. Construção moderna, tem uma “vinoteca” no prédio anexo, piscina aquecida, spa, bar, restaurante e um terraço com vistas panorâmicas para vinhedos, montanha, uma construções históricas e um por do sol de parar o coração.


Com estacionamento gratuito, é próximo a diversas vinícolas da região, como a Weingut Tement e a Georgiberg.

LEIA TAMBÉM

Os vinhos brancos, de alta qualidade, são a especialidade dessa região da Áustria. Mas, antes de pegar o carro, é preciso combinar quem vai ser o motorista da rodada. Se beber, não dirija.


As estradas são de pista simples, bem pavimentadas, sem pedágios e rodeiam montanhas. A paisagem deslumbrante inclui também diversos lagos. No percurso, é bem comum ver grupos de motociclistas, participando de encontros de motos.

Uma parada obrigatória é o sofisticado restaurante Kogel 3. De lá, dá para ver a pequena fazendo de um dos mais proeminentes austríacos do esporte, o ex-tenista Thomas Muster.


Ah, para ter uma ideia de como é a região, assista o vídeo do Cayenne Coupé (acima). Ele foi produzido lá.

 

Newsletter Jornal do Carro - Estadão

Receba atualizações, reviews e notícias do diretamente no seu e-mail.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de privacidade de dados do Estadão e que os dados sejam utilizados para ações de marketing de anunciantes e o Jornal do Carro, conforme os termos de privacidade e proteção de dados.