Primeira Classe

Segmento de sedãs tem novo líder no Brasil

Mudança no segmento de sedãs promovem modelo de R$ 100 mil a novo número 1

Rafaela Borges

22 de out, 2019 · 6 minutos de leitura.

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Crédito: Daniel Teixeira/Estadão

R$ 100 mil reais é o preço inicial do novo Toyota Corolla. E, neste mês, ele é disparado na liderança de vendas dos sedãs. Com pouquíssimas chances de ser ultrapassado.

O Corolla deixou para trás todos os sedãs compactos, com preços que começam na casa dos R$ 50 mil, para trás. Isso, no entanto, não é situação corriqueira. É fruto de uma grande transformação pela qual está passando o segmento.

 


 

É fato, também, que o Corolla é presença constante na vice-liderança, considerando todos os sedãs. Porém, ficava sempre atrás do Prisma, e eventualmente de algum outro modelo da categoria de três-volumes compactos.

Em alguns meses, especialmente em 2017, chegou a liderar as vendas no resultado mensal. O Toyota, na verdade, sempre foi fenômeno de vendas, mérito ressaltado pelo fato de os demais integrantes do segmento de sedãs médios estarem cada vez mais perdendo espaço para os SUVs.


Corolla e as transformações dos sedãs

O primeiro fenômeno que ajuda a explicar a liderança do Corolla é a Chevrolet. O sedã mais vendido do Brasil no acumulado do ano, Prisma, não existe mais. O que ainda é emplacado do modelo é o estoque de exemplares que restaram nas concessionárias.

O Prisma deu lugar ao Onix Plus, que vem avançando dia a dia no mês de outubro e já é o terceiro sedã mais vendido do Brasil – segundo entre os compactos. O Chevrolet foi lançado no início do mês.

O Prisma Joy, versão de entrada cujas vendas eram somadas às do Prisma LT e LTZ, também não existe mais. Agora, o sedã de entrada da Chevrolet passou a se chamar Joy Plus.


Com esse reposicionamento de nomes na linha Chevrolet, as vendas dos sucessores do antigo Prisma acabaram ficando divididas. Bom para o Corolla que, mesmo sem ser rival desses modelos, acaba herdando o posto de sedã mais vendido do País.

Aqui, vale ressaltar que a mudança do HB20S, da Hyundai, tem pouca ou nenhuma influência nessa história. O modelo não briga com Prisma, Virtus e Ka Sedan pelos primeiros postos do segmento de sedãs.

A mudança do Corolla

O segundo fenômeno para explicar a liderança é o próprio Corolla. O modelo mudou de geração, e suas vendas já estão disparadas. Segundo a Toyota, o primeiro lote de produção foi reservado nos primeiros dias.


A nova geração do Corolla ganhou nova plataforma, motor mais potente e tecnologias que os rivais tinham, mas ele não. Isso a preços que estão bem longes de assustar. Pelo contrário: estão totalmente adequados ao seu segmento, o de sedãs médios. que também tem como representantes Civic, Cruze e Jetta, entre outros com menos relevância mercadológica.

E, se o Corolla antigo, que era considerado pela crítica bem inferior à concorrência, já tinha vendas muito altas, imagine o novo!

Resultado em outubro

De 1º a 21 de outubro, o Corolla somou 4.187 emplacamentos. Já é o décimo modelo mais emplacado do País, considerando automóveis e comerciais leves.


Uma evolução e tanto, considerando que em setembro esteve próximo de deixar a lista dos 20 mais vendidos. Esse fato, porém, não chegou a chamar a atenção. Uma queda acentuada de vendas é comum no mês de mudança de geração.

Por enquanto, o Ka Sedan é o segundo três-volumes mais emplacado do País, com 3.384 exemplares. Porém, o Onix Plus vem se aproximando dia a dia. O novo Chevrolet soma 3.156 unidades vendidas.

Os dados são da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).


 

 

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