A Porsche divulgou as primeiras imagens do Panamera 2021. O modelo está sendo lançado simultaneamente no mundo todo com pequenas mudanças estéticas e melhorias no chassi e eletrônica. Inicialmente, a linha terá cinco opções de propulsão nas versões sedã e perua. Para o Brasil, por enquanto, virá apenas a híbrida 4S E-Hybrid com preço sugerido de R$ 649 mil. O objetivo da Porsche é consolidar a estratégia de eletrificação de sua gama, que terá novas versões híbridas em breve.
No visual, as mudanças feias no Panamera 2021 são leves. A dianteira do pacote opcional “Sport Design” agora é de série em todas as versões. Ele traz entradas de ar maiores, uma nova grade um DRL de LED com novo formato. Na traseira, a barra de LED que liga as duas lanternas tem um novo formato. O grafismo da barra foi alterado, bem como das lanternas, com um novo posicionamento das luzes. Três novos modelos de rodas de 20″ ou 21″ foram adicionados como opcionais.
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Nova versão, a 4S E-Hybrid, que virá ao Brasil, tem um motor elétrico de 136 cv. Ele fica posicionado entre o câmbio automatizado de oito marchas e dupla embreagem e o motor V6 2.0 biturbo de 440 cv a gasolina. Combinados, o propulsor a combustão e o elétrico entregam 560 cv e torque máximo de 76,4 mkgf.
Com pacote Sport Chrono, o Panamera 2021 4S E-Hybrid pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e a velocidade máxima é de 298 km/h. A capacidade de energia da bateria de íons de lítio do sistema elétrico subiu de 14,1 kWh para 17,9 kWh. Agora, no modo elétrico, o Panamera 2021 pode rodar por até 54 km. É um aumento de 30% na capacidade de rodar apenas com o motor elétrico.
Panamera 2021: Turbo agora é Turbo S
A versão Turbo do Panamera 2021 agora passa a ser chamada de Turbo S. O modelo entrega 630 cv e 83,6 mkgf no V8 4.0 biturbo. É um aumento de 80 cv e 5,1 mkgf em relação ao Turbo. No modo Sport, o Panamera 2021 pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,1 segundos e a velocidade máxima é de 315 km/h.
O sistema de suspensão ativa da Porsche tem três bolsas de ar para equilibrar nas curvas (PASM). O sedã executivo tem também o sistema de controle de chassi (PDCC Sport) e o sistema de vetorização de torque (PTV). Cada um dos sistemas foi calibrado para as diferentes versões.
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Inscreva-sePanamera GTS
O modelo intermediário da linha, o Panamera GTS usa o mesmo motor da versão Turbo S, mas entrega “menos”: são 480 cv e 63,2 mkgf no V8. Ainda assim são 20 cv a mais que seu o GTS pré-reestilização, com sutis 460 cv. A versão mantém o acabamento sem cromados. A cor preta toma os detalhes como as rodas, o logo com o nome da versão, spoiler de teto, difusor, as saídas de ar nas laterais e as ponteiras do escape.
V6 2.9 biturbo para as versões de entrada
As versões de entrada, Panamera e Panamera 4 aposentaram o V6 3.0 turbo pelo V6 2.9 biturbo. O novo manteve os mesmos 330 cv do V6 antigo, o torque que era de 45,7 mkgf agora é de 45,8 mkgf. Ou seja, a questão foi adotar um motor mais eficiente, não necessariamente mais esportivo. O câmbio também é o automatizado PDK de oito marchas e duas embreagens.
Novas tecnologias no Panamera 2021
A central multimídia do Panamera 2021 adotou novas tecnologias. Tem um sistema de comando de voz melhorado, integração com Apple CarPlay sem fio, o Risk Radar, que oferece informações sobre acidentes, perigos ou sinais de trânsito, por meio da internet.
De série há assistente de manutenção de faixa de rodagem e leitura de placas, além de controle de velocidade adaptativo, assistente de visão noturna, faróis de LEDs Matrix com sistema de luzes dinâmicas, assistente de estacionamento, head-up display, entre outros.