A Volkswagen deu início à fase de testes de rua com o novo Polo na Europa. E não demorou até o hatch ser clicado pelos paparazzis. Assim, os flagras da agência SB-Medien, publicados no site Carscoops, revelam a reestilização do modelo quase por completo.
O novo Polo tem o design claramente inspirado na oitava geração do Golf, sobretudo na dianteira. O flagra mostra que os novos faróis ficarão muito parecidos com os do hatch médio, enquanto o para-choques tentará dar um toque a mais de esportividade.
A plástica não vai alterar em quase nada o desenho das laterais do Polo. Contudo, a traseira terá novidades. A parte inferior do para-choques, por exemplo, exibe dois escapes de mentirinha, com bordas cromadas. E as lanternas estão disfarçadas, mas vão invadir a tampa, tal como no Golf.
Versão híbrida leve
Da mesma forma que no design, o Polo seguirá os passos do Golf da mecânica. A reestilização vai trazer para o hatch compacto uma nova versão híbrida leve (Mild Hybrid), equipada com uma bateria de 48 Volts que possibilita economizar combustível e reduzir emissões.
Já em relação ao interior, é esperado que o Polo reestilizado traga novos materiais que transmitam sensação de maior requinte. No Brasil, é certo que o modelo ganhará a nova central multimídia Volkswagen Play, que estreou no crossover Nivus e já está disponível no SUV T-Cross.
Entretanto, as mudanças por aqui ainda vão demorar um pouco. A previsão é de que o novo Polo seja revelado na Europa neste ano. Dessa maneira, a atual 6ª geração do hatch, lançada em setembro de 2017, mudará por aqui em 2022, quando terá outras novidades para além do design.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seVersão básica inédita
Ao mesmo tempo em que trabalha na reestilização do Polo, a Volkswagen está criando uma nova versão simplificada do hatch. Esta será destinada a brigar por volume, podendo substituir de uma só vez o Up!, o Gol e o Fox. A produção do modelo será feita na fábrica de Taubaté.
Em setembro de 2020, o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) anunciou um acordo com a VW para produzir um novo veículo na fábrica da montadora na cidade. Este modelo é o Polo Track, a versão aventureira que vai concorrer com Fiat Argo Trekking e Renault Stepway.
Entretanto, a unidade da Volkswagen em Taubaté não produzirá só o Polo aventureiro. Está prevista a montagem de uma nova versão de entrada do hatch, identificado como Polo LA K1. Especula-se que este modelo poderá ser o Polo básico, que vai substituir o atual trio de compactos da marca.
Polo: De renegado a solução?
Diferente do Gol, que é um projeto brasileiro e foi líder de vendas por duas décadas e meia, o Polo sempre teve um posicionamento mais premium. Isso inclusive fez com que o modelo da geração anterior parasse no tempo e saísse de linha, por exigir alto investimento para a renovação.
Pois bem, com a plataforma modular da montadora alemã, o Polo vai dar origem ao substituto do Gol. Dessa forma, o novo futuro hatch de entrada da Volkswagen atenderá aos requisitos mínimos de segurança e emissões na região do Mercosul, podendo ser amplamente exportado.