A Fiat Toro faz um grande sucesso nas vendas desde que estreou em 2016. Entretanto, após quatro anos de mercado do modelo da marca italiana, só agora começam a surgir outras picapes com porte semelhante. São os casos da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz. Pois a novidade é que a Jeep pode entrar nessa briga com uma picape menor que a Gladiator.
A informação foi confirmada pelo chefe global da Jeep, Christian Meunier. Em entrevista ao site australiano Carsales, o executivo, então, confirmou que a marca norte-americana de utilitários está avaliando a possibilidade de criar uma nova picape para concorrer com Maverick e Santa Cruz. Sem dar pistas, Meunier disse que “tudo é possível”.
Segmento ainda é pequeno
Segundo Christian Meunier, ao mesmo tempo em que a nova categoria parece crescer rapidamente, a Jeep “ainda não vê um grande mercado”. No entanto, a movimentação da concorrência está gerando ruídos. E uma possibilidade é fazer uma picape sobre a mesma plataforma small wide 4×4 de Renegade e Compass. Tal como é a Fiat Toro.
Da mesma forma, a Jeep pode utilizar a base maior da média Gladiator no projeto. Especula-se que uma nova geração da RAM Dakota pode nascer desta arquitetura. Contudo, a nova picape da Jeep ficaria maior do que as futuras Maverick e Santa Cruz. Uma terceira possibilidade é usar a base da RAM 700, que é a nova geração da Fiat Strada.
Todavia, não faz sentido uma picape Jeep sobre a base pequena da Strada. Até porque o objetivo será disputar vendas nos Estados Unidos, e lá as picapes maiores são as campeãs de vendas. Portanto, ainda não está claro o que a Jeep quer fazer. No momento, a marca desfruta do sucesso comercial da Gladiator, que é uma picape totalmente voltada ao uso recreativo.
O Jornal do Carro está no Youtube
Inscreva-seNovas picapes a caminho
O segmento de picapes meio-médias é um dos mais promissores. Já nos próximos meses, a Ford vai apresentar a inédita Maverick, sua picape abaixo da Ranger. A Hyundai virá na sequência com a Santa Cruz, que nascerá da nova geração do SUV Tucson. Por fim, a Volkswagen está preparando a Tarok, sua aposta para enfrentar a Fiat Toro.
Enquanto Ford Maverick e Hyundai Santa Cruz terão enfoque no mercado norte-americano, a Volkswagen Tarok vai mirar o Brasil, com produção na Argentina ao lado do SUV Taos, com o qual vai compartilhar plataforma, peças e motores. O lançamento será em 2022. Já a General Motors corre com o projeto da nova Montana, que também será rival da Toro.