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Hyundai revela o Alcazar, seu novo SUV de 7 lugares baseado no Creta
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Hyundai revela o Alcazar, seu novo SUV de 7 lugares baseado no Creta

Inédito na gama da Hyundai, SUV de 7 lugares Alcazar estreia daqui a um mês na Índia e tem tudo para chegar ao mercado brasileiro

Diogo de Oliveira, Especial para o Estado

11 de abr, 2021 · 5 minutos de leitura.

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Hyundai Alcazar
Hyundai revela primeiras fotos do Alcazar, seu inédito SUV de 7 lugares derivado do novo Creta
Crédito:Hyundai/Divulgação

A Hyundai revelou na Índia as primeiras imagens do Alcazar, seu novo SUV de 7 lugares para os chamados mercados emergentes. O utilitário-esportivo é uma versão mais comprida da nova geração do Creta, que será lançada no segundo semestre deste ano no mercado brasileiro.

Visto de frente, o Hyundai Alcazar é praticamente igual ao novo Creta. Mas há alguns detalhes diferentes, como a grade frontal sutilmente conectada aos faróis e preenchida por pequenas barras horizontais que criam um efeito tridimensional.

Já os faróis mantêm o estilo do Creta, com contornos de LEDs na parte superior e os canhões principais e auxiliares agrupados logo abaixo. Os dois modelos, inclusive, compartilham algumas peças da dianteira, como o capô, as volumosas caixas de rodas e as portas.

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Hyundai Alcazar
Hyundai/Divulgação

Traseira com estilo mais tradicional

O Alcazar, portanto, é irmão gêmeo do Creta até a coluna “B”. Ou seja, o que muda é o comprimento do SUV de sete lugares, que é maior para acomodar a terceira fileira de bancos. O novo modelo tem ainda um terceiro par de janelas laterais que acompanham o formato da vigia.

Outro detalhe do novo SUV é o teto mais comprido e reto, que deixa a traseira mais vertical na comparação com a do Creta. Entretanto, a maior mudança atrás foi feito nas lanternas. Embora as fotos não mostrem essa seção por inteiro, o Alcazar têm lanternas com lentes inteiriças.


Ainda não há imagens específicas do interior do SUV de sete lugares, mas uma delas revela que o painel será igual ao do Creta. Além disso, a ilustração indica que o Alcazar terá opção para seis passageiros (2+2+2). Ou seja, o modelo deverá ter versões com seis e sete assentos.

Hyundai Alcazar SUV 7 lugares
Divulgação/Hyundai

Mesma mecânica do Creta

Fruto da mesma plataforma utilizada no Creta, o Hyundai Alcazar também vai herdar, na Índia, as opções de mecânica do SUV veterano. Ou seja, a versão de entrada terá motor 1.5 aspirado com 115 cv de potência. Além disso, haverá o 1.4 turbo a gasolina de 140 cv e o 1.5 a diesel de 115 cv.


No mercado indiano, haverá duas opções de câmbios de seis marchas: manual e automatizada de dupla embreagem. E também caixa automática do tipo CVT.

Se vier ao Brasil, o Hyundai Alcazar deverá compartilhar a base mecânica do Creta feito em Piracicaba (SP). Dessa maneira, teria o motor 1.0 turbo flexível da linha HB20, com 120 cv e 17,5 mkgf com etanol. Assim como a transmissão automática de seis marchas.

Hyundai Creta Alcazar SUV
Hyundai/Divulgação

Este deverá ser o conjunto mecânico da nova geração do Hyundai Creta, que deve chegar ao Brasil até setembro. O SUV continuará sendo produzido no interior paulista, o que facilitaria bastante a nacionalização do Alcazar.

Nome de castelo espanhol

Por ora, a Hyundai não revelou dados técnicos do novo SUV. Mas a expectativa é de que o Alcazar seja até 30 cm maior que o Creta, com cerca de 4,60 m de comprimento. Além disso, seu entre-eixos também será maior. Por dentro, um dos destaques será a central multimídia com tela de 10,25 polegadas.

O modelo também terá portas do tipo USB e saídas de ventilação para a fileira de bancos do meio. Afinal, trata-se de um carro para família. Já nome foi aparentemente inspirado no do castelo de Alcázar de Toledo, na Espanha. Trata-se da construção que aparece nas imagens do modelo divulgadas pela Hyundai.




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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.