Você está lendo...
Nova VW Kombi estreia em junho e poderá ser recarregada em tomadas
Antigos

Nova VW Kombi estreia em junho e poderá ser recarregada em tomadas

Sétima geração da Volkswagen Kombi renascerá no dia 10 de junho com eletrificada e com design e tecnologias de última geração

Vagner Aquino, Especial para o Jornal do Carro

25 de mai, 2021 · 4 minutos de leitura.

Publicidade

VW Kombi híbrida
Volkswagen Kombi (Multivan, na Europa) chega no segundo semestre e terá até câmbio de dupla embreagem
Crédito:Volkswagen/Divulgação

Sucesso no Brasil, a Volkswagen Kombi deixou saudades quando saiu de linha em novembro de 2013. Mas a clássica van vai voltar. Por enquanto, a estreia — prevista para o 2º semestre — se restringe ao mercado europeu. Toda repaginada, a “Komboza” de 7ª geração não terá absolutamente nada do modelo conhecido por aqui. Além do design moderno, virá com diversos recursos sofisticados, como câmbio de dupla embreagem DSG e mecânica híbrida. A apresentação será no próximo dia 10 de junho.

VW
Volkswagen/Divulgação

Feita sobre a plataforma do Golf de 8ª geração, a T7 Multivan (como é chamada na Alemanha) teve teasers revelados pela Volkswagen. O modelo 2022 adotará motor híbrido plug-in recarregável em tomadas, o que permitirá emissão zero em trechos urbanos. O “e-mode”, que consumirá a eletricidade armazenada na bateria, ajudará nessa missão.

Publicidade




Por ora, a Volkswagen não especificou dados técnicos do modelo, apenas o sobrenome “eHybrid”. Mas, possivelmente, a mecânica combinará um motor elétrico ao conhecido 1.4 litro a gasolina turboalimentado com injeção direta (TSI). O que se sabe, dessa forma, é que um dos objetivos da engenharia foi não comprometer o espaço da cabine com a instalação do pacote de bateria de íon-lítio sob o assoalho.

VW Kombi híbrida
Volkswagen/Divulgação

Nova Kombi terá bancos móveis

Da mesma maneira que vai inovar na mecânica, a nova Kombi será mais versátil por dentro (embora vá levar menos passageiros). Porém, serão três fileiras de assentos com espaço de sobra para até sete ocupantes. A van, por sinal, também terá soluções modernas como tela central. Além de painel de instrumentos digital, bem como freio de estacionamento eletrônico.


Volkswagen
Volkswagen/Divulgação

Nesse sentido, a flexibilidade do interior é a principal cartada da nova Kombi. Uma das soluções se traduz por uma espécie de mesa que corre sobre um trilho central e rende infinitas posições. Tem, inclusive, abas dobráveis, assim como regulagem de altura. E a versatilidade não para por aí. A altura da cabine do modelo será a maior do seu segmento. E terá, além disso, um inédito teto solar panorâmico.



O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.