Primeira Classe

Conheça o Lykan HyperSport, o astro de ‘Velozes 7’

Carro é o terceiro mais caro de todos os tempos

Rafaela Borges

10 de abr, 2015 · 11 minutos de leitura.

Conheça o Lykan HyperSport, o astro de 'Velozes 7'
Crédito: Carro é o terceiro mais caro de todos os tempos

“Há apenas sete unidades deste carro no mundo e o cara mantém uma delas trancada”, diz Brian O’Conner diante do superesportivo vermelho “preso” em uma garagem muito moderna, que pertence a um príncipe árabe, em um suntuoso apartamento em Abu Dabi. “Nada é mais triste do que ver uma fera presa em uma jaula”, responde Dominic Toretto.

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É uma das ações de merchandising mais descaradas da história do cinema. Mas é também o início de uma das sequências mais eletrizantes de “Velozes e Furiosos 7”, que estreou nos cinemas há uma semana.

 


O carro a que eles se referem, com certa reverência, é o Lykan HyperSport, da W Motors. O automóvel é um dos grandes astros do longa. É óbvio que a dupla formada pelos personagens de Vin Diesel e Paul Walker resolve tirar a fera da jaula.

Ao volante, evidentemente, está Toretto, aquele de quem O’Connor jamais ganhou um “racha” – a não ser no quinto filme, “Operação Rio”, no qual, desconfia-se, Brian venceu porque Dom, que acabara de saber que sua irmã Mia estava grávida do amigo, permitiu (uma homenagem ao então futuro papai de Jack).


Fã de um bom “muscle car” americano, Toretto se rende momentaneamente aos encantos do Lykan HyperSport. E, ao ligar o motor do carro, um som assustador invade a “jaula”.

Óbvio que, se há Dom no volante, a coisa nunca será tão simples. O Lykan estoura o portão da garagem, faz drift pelo salão do apartamento do príncipe e, por fim, se dirige à janela. No processo, Toretto ignora as nervosas advertências de O’Connor, sentado no banco do passageiro. “Carro não voa, Dom”, diz o assustado carona.


E, sem titubear, acelera o superesportivo, que quebra o vidro do apartamento no Etihad Tower, o prédio mais alto de Abu Dabi, e salta do apartamento, se colocando em queda livre.

Eles caem no chão? Óbvio que não! Estamos falando de “Velozes e Furiosos” e, ali, verossimilhança não tem vez (embora um físico americano, Lee Loveridge, tenha dito recentemente, usando cálculos de velocidade e distância, que tal façanha é possível na vida real, eu não acredito).

Do Etihad Tower, o Lykan salta para outro prédio e, depois, para outro, antes de finalmente se esborrachar no chão, completamente destruído – O’Connor e Toretto, evidentemente, já haviam saltado do superesportivo antes.


Minha opinião? A cena eletrizante é puro merchandising, aquele fenômeno em que uma organização privada ou pública investe uma grana para que uma cidade – no caso, Abu Dabi – ou produto – o Lykan HyperSport – apareçam em um grande blockbuster.

No caso em questão, talvez tenha sido uma parceria entre o governo dos Emirados Árabes Unidos com a montadora W Motors. Independentemente disso, e do absurdo da cena – um carro não saltaria aquela distância entre um prédio e outro  -, o momento é um ponto alto do longa.


De acordo com o fundador, sócio e presidente da W Motors, Ralph Debbas, foram usados diversos exemplares do Lykan HyperSport na filmagem da sequência de “Velozes e Furiosos 7”. Ele, porém, não divulgou o número exato.

 


Na pré-estreia asiática do filme, em Pequim, que contou com a presença dos líderes de elenco Vin Diesel e Michelle Rodriguez, além do intérprete do antagonista, Jason Statham, o Lykan também marcou presença, se “posicionando” como um dos grandes astros.

O LYKAN HYPERSPORT

A W Motors se refere a seu carro como o primeiro superesportivo do Oriente Médio. No entanto, apesar da origem da empresa, o modelo é produzido, de fato, na Itália – mais precisamente, em Turim. Porém, de acordo com a montadora, em breve a linha de montagem será transferida para os Emirados Árabes Unidos.


Embora a empresa tenha sido fundada em 2012 no Líbano, país de origem de Ralph Debbas, em 2013 a sede foi transferida para Dubai. Naquele mesmo ano, durante um salão automotivo no Catar, o Lykan Hypersport foi apresentado.

O plano é produzir apenas sete unidades (sem contar as usadas em “Velozes”) daquele que é um dos carros mais caros do mundo. Por ora, foram vendidas apenas três. O preço é o equivalente a US$ 3,4 milhões (cerca de R$ 10,4 milhões).


Na verdade, é o terceiro automóvel mais caro já produzido, atrás apenas do Maybach Exelero (US$ 8 milhões) e do Lamborghini Veneno (US$ 4,5 milhões).

A “fera” tem motor central traseiro com dois turbos, seis cilindros e 3,7 litros. É de se imaginar, portanto, que o ruído intimidador do propulsor, mostrado no filme, seja artificial, já que é mais típico de um V8 aspirado, talvez de um V10.

A potência do superesportivo é de 780 cv e o torque, de 102 mkgf. De acordo com informações da W Motors, ele acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos – tão ou mais rápido quanto os híbridos 918 Spyder e LaFerrari, por exemplo. Nessa missão, há o precioso auxílio do câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens. A velocidade máxima é de 395 km/h.


Outro destaque do carro fica por conta do conjunto óptico dianteiro. Ele traz LEDs com detalhes de duas pedras preciosas: diamante e safira.

O “W” no nome da montadora vem da palavra “wolf”, que em português significa lobo. Ralph Debbas disse que, quando criança, muitas pessoas não conseguiam pronunciar seu nome corretamente; portanto, o chamavam de “Wolf”, em vez de Ralph. O apelido o acompanhou desde então.


 

“Mais tarde, eu descobri que ‘ralph’, em alemão, significa líder da alcateia. Então, quis colocar o nome de Wolf Motors na companhia, e abreviei para ‘W'”, conta o executivo.


O FILME

Esqueça tudo o que você já viu até agora na franquia “Velozes e Furiosos”. Achou que nada superaria a cena em que a equipe de Dom Toretto impede um imenso avião de decolar, no fim do sexto filme? Pois saiba que aquela sequência não chega nem aos pés, em termos de absurdo fantasioso, de tudo o que ocorre no sétimo capítulo.

Além do Lykan com superpoderes (porque só assim para “voar” daquele jeito entre prédios), há uma sequência em que os carros saltam de um avião em movimento para caírem em uma remota estrada no meio das montanhas do Afeganistão e derrotarem uma perigosa organização criminosa internacional.


Quer mais? Brian O’Connor simplesmente escala um ônibus antes que o veículo caia montanha abaixo. Achou pouco? Dom Toretto simplesmente salta da montanha com uma versão do Dodge Charger preparada para o 4×4. E nem mesmo se machuca!

Quem gosta de ação vai adorar! Quem não gosta vai achar chato demais, além de totalmente absurdo. Independentemente disso, é impossível não se sensibilizar com a homenagem prestada pelo elenco a Paul Walker. O ator, morto em um acidente de carro no fim de 2013, se despede da franquia arrancando lágrimas dos olhos dos fãs da série, especialmente daqueles que a acompanham desde o primeiro filme.


 

 

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