Você está lendo...
Nova geração da S10 será revelada em outubro como produto global
Notícias

Nova geração da S10 será revelada em outubro como produto global

Nova Chevrolet S10 vai substituir Colorado em alguns mercados e pode crescer de tamanho; picape virá conectada e pronta para a hibridização

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

20 de fev, 2022 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

S10
Chevrolet Colorado vai passar por grande reformulação para chegada ao ano/modelo 2023
Crédito:Chevrolet/Divulgação

A nova Chevrolet S10 está chegando. Segundo informações da imprensa norte-americana, a nova geração será revelada em outubro deste ano, mês em que a montadora vai encerrar a produção da atual Colorado, sua picape média nos Estados Unidos e em outros mercados, como a Tailândia. A nova geração da S10 vai, portanto, substituir a Colorado nesses mercados.

Com a unificação os modelos, que já compartilham plataforma atualmente, a GM vai fortalecer a S10, que se tornará, então, a picape média da Chevrolet no mundo. Isso, claro, também reduzirá custos de produção. A nova S10 terá a plataforma GMT 31XX-2, que é uma evolução da base 31XX lançada aqui em 2012. Ela virá conectada e pronta para a hibridização.

Publicidade


De acordo com o blog GM Authority, a Colorado (Feita em Wentzville, Missouri) deve influenciar as características da próxima S10. Nesse sentido, é esperado que a nova geração da picape brasileira venha um pouco maior de tamanho, com medidas próximas às da Colorado feita nos EUA. Mas não tão avantajada como uma RAM 1500.

Chevrolet S10 Z71
DIOGO DE OLIVEIRA/ESTADÃO

Colorado x S10

A nova Chevrolet Colorado, a princípio, terá motor 2.7 turbo a gasolina de 310 cv. Com isso, aposenta os motores 2.5, 3.6 V6 e 2.8 turbodiesel. Já a S10 brasileira deve manter o 2.8 a diesel. Entretanto, há expectativa de mais força. Deve ficar entre 210 cv e 220 cv.




O câmbio terá, em ambas, 10 marchas e trocas automáticas. Trata-se, portanto, da mesma caixa do esportivo Camaro. Informações apontam que, no interior da picape, o destaque ficará por conta da nova tela central, de 13,4″, herdada da Silverado.

Resta agora aguardar para saber a estratégia da GM. O lançamento aqui está confirmado para 2023, possivelmente na mesma época em que a Ford lançará a nova geração da Ranger, que virá da Argentina.


O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.