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Citroën começa a divulgar o novo C3 e cria hotsite antes do lançamento
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Citroën começa a divulgar o novo C3 e cria hotsite antes do lançamento

Citroën mantém segredo sobre motores e preços, mas confirma que o novo C3 terá 13 opções de cores e mais de 150 combinações possíveis

Jady Peroni, especial para o Jornal do Carro

24 de fev, 2022 · 7 minutos de leitura.

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Citroën C3
Novo CItroën C3 terá 13 cores disponíveis e mais de 150 combinações
Crédito:Divulgação/Citroën

Um dos lançamentos mais esperados para 2022, a nova geração do Citroën C3 está bem próxima de estrear no Brasil. O hatch ressurgirá com estilo de SUV na nova geração que estreia em meados de abril. No entanto, a apresentação oficial vai acontecer no mês de março. E, para esquentar a estreia, a marca francesa criou um site exclusivo para dar detalhes da novidade, mas claro, sem quebrar o mistério.

No hotsite, a Citroën reforça que o novo C3 foi feito para o mercado brasileiro. Portanto, terá exclusividades. Um ponto interessante é que, no total, serão cerca de 13 opções de customização disponíveis no visual do modelo, como, por exemplo, a opção de pintura “bitom” – com o teto em cor diferente do restante da carroceria.

Duas opções já aparecem nas fotos. A primeira é a combinação do azul metálico “Spring Blue” com o teto branco, que surgiu na revelação do mini SUV no fim de 2021. A outra, revelada recentemente, é a Cinza Artense com o teto preto – também disponível na série especial do C4 Cactus. Além disso, o painel terá duas opções de cores: Cinza Steel ou Azul Metálico.

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De acordo com a marca do duplo chevron, o novo C3 vai oferecer mais de 150 combinações entre as versões, cores e acessórios.

SUVs
Citroën/Divulgação

Preço e motorização?

No site, a Citroën tenta responder algumas perguntas que os consumidores podem ter. Mas a marca ainda não responde com clareza. Em relação aos preços, por exemplo, a francesa afirma que ”será um veículo competitivo no seu segmento”. E diz que os preços serão anunciados no lançamento oficial. A expectativa é que o hatch brigue pelo topo do ranking de vendas, contra Chevrolet Onix e Hyundai HB20.




Da mesma forma, a marca ainda não entrega a mecânica. E diz apenas que o novo C3 ”virá com motores de alta tecnologia para oferecer agilidade, economia e conforto”. Mas é esperado que o hatch feito em Porto Real (RJ) use o 1.6 aspirado e até o 1.0 turbo que estreou no primo Fiat Pulse, com até 130 cv. Já as versões de entrada podem ter o 1.0 Firefly de três cilindros da Fiat. O câmbio pode ser o automático de seis marchas.

Novo Citroën C3
Citroën/Divulgação

A chegada do compacto marcará a estreia da nova plataforma modular na fábrica brasileira. A arquitetura é uma versão simplificada da base CMP, usada por modelos europeus da Citroën e da Peugeot, como o novo 208, que vem ao Brasil importado da Argentina.


O que sabemos até o momento

Em relação aos equipamentos, a marca vai oferecer no C3 uma nova central multimídia com tela de 10″. O equipamento terá ampla conectividade para facilitar a vida dos usuários. Assim, entre os recursos, contará com comando de voz e permitirá o espelhamento sem fio com smartphones por meio dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay.

Divulgação/Citroën

Além da multimídia, o painel terá uma moldura colorida e visual descolado. Mas o principal intuito foi montar uma cabine ideal para a integração com celulares. Isso porque o novo C3 terá nichos estratégicos no console para fixar o aparelho, dois deles ficam próximos das saídas de ar nas extremidades, e um na parte central. O modelo contará, ainda, com três entradas USB de carregamento rápido e uma tomada de 12V.


Quando o assunto é tamanho, parece que as medidas serão próximas às do Fiat Pulse, que tem tamanho parecido com o dos hatches Argo e Onix, por exemplo. Assim, o novo C3 será mais um modelo da categoria a adotar formas de utilitário esportivo.

Novo Citroën C3
Citroën/Divulgação

Família Citroën C3

Tal como antecipado pelo Jornal do Carro em setembro, a Citroën vai lançar outros dois modelos na nova plataforma modular até 2024. Ou seja, o novo Citroën C3 é o primeiro de três carros que chegarão por aqui. O projeto, chamado de C-Cubed, ainda terá um crossover, que deverá herdar o (conhecido) sobrenome Aircross, bem como um sedã.


Com o trio, a Citroën almeja brigar no topo das vendas na América Latina, globalizando a marca. O Brasil, assim como outros mercados emergentes, será um polo importante para o plano da montadora.

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Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.