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Próximos lançamentos: Citroën C3, Nissan Frontier, Renault Oroch e mais
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Próximos lançamentos: Citroën C3, Nissan Frontier, Renault Oroch e mais

Com vários lançamentos confirmados, abril será um dos meses mais movimentados de 2022; Jeep Compass híbrido vai abrir sequência no dia 4

Diogo de Oliveira

22 de mar, 2022 · 10 minutos de leitura.

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Lançamentos 2022
Mês de abril terá vários lançamentos importantes entre hatches, SUVs, picapes e elétricos e híbridos
Crédito:Arte/Jornal do Carro/Divulgação

O mês de março já está chegando ao fim, e as montadoras começam a acelerar os próximos lançamentos. Para algumas marcas, será a chance de voltar aos holofotes com novidades que prometem esquentar o mercado. Só em abril, serão ao menos três estreias importantes: a Citroën vai lançar a nova geração do C3, a Nissan vai apresentar a nova Frontier, e a Renault finalmente revelará a reestilização da picape Oroch.

Mas não é só. A RAM dará início em breve às vendas da picape 3500, seu novo modelo “flagship”. E tem mais: os segmentos de carros elétricos e híbridos terá grandes lançamentos, dentre elas o Kia EV6, primeiro modelo da marca feito para ser apenas elétrico. E tem o Jeep Compass 4xe logo no início do mês. A versão vai estrear em 4 de abril, dia mundial do 4×4.

Confira em detalhes os lançamentos que chegam entre abril e junho.

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Jeep Compass 4xe híbrido lançamentos 2022
TIÃO OLIVEIRA/ESTADÃO

Jeep Compass 4xe

Logo no início de abril, a Jeep vai lançar no Brasil o Compass 4xe, versão eletrificada do SUV médio. O Jornal do Carro, inclusive, já acelerou o modelo. Ele virá importado da Europa, onde é feito. Por isso, terá o motor 1.3 turbo a gasolina e não flexível. Ele se combina a um motor elétrico instalado no eixo traseiro que gera o equivalente a 60 cv.

Ou seja, o Compass híbrido é 4×4 – daí a sigla 4xe. Outro detalhe é que o SUV é um híbrido do tipo Plug-In, que recarrega as baterias em tomadas. O sistema tem um outro motor elétrico no eixo dianteiro, que funciona como um gerador de alta tensão. Segundo a marca da Stellantis, a potência total no modelo é de 240 cv. No modo 100% elétrico, o SUV roda até 50 km.


A expectativa agora é pelo preço. Como virá da Europa, sua tabela deve ficar em torno dos R$ 350 mil. Por exemplo, em Portugal, parte de 44.700 euros (cerca de R$ 250 mil na conversão direta). Já as opções mais caras da linha nacionalLimited e Trailhawk com motor turbodiesel, partem de R$ 241.061. Por isso, não deverá incomodar o Corolla Cross híbrido.

Renault Oroch 2022
@mentirasautomotivas/Instagram

Nova Renault Oroch

A Renault está nos preparativos finais para o lançamento da Oroch reestilizada. A picape derivada do SUV Duster estreou no fim de 2015, antes da Fiat Toro, inaugurando a categoria de picapes intermediárias. Entretanto, o modelo da marca francesa feito em São José dos Pinhais (PR) nunca teve grande sucesso nas vendas no País.

Mas essa história promete mudar com a atualização da Oroch. Ela não deve mudar muito o visual. Assim, a principal alteração será sob o capô: a picape ganhará o motor 1.3 turbo flex de até 170 cv, bem como o câmbio automático do tipo CVT que simula oito marchas. Trata-se do mesmo conjunto mecânico disponível nos SUVs Captur e Duster.

RAM 3500
RAM/Divulgação

RAM 3500

A marca de picapes da Stellantis está prestes a lançar no Brasil mais um peso pesado, a RAM 3500. A grandalhona chega em breve importada dos EUA e com mecânica bem parruda. O motor Cummins 6.7 turbodiesel, que oferece cerca de 377 cv de potência e impressionantes 117,27 mkgf de torque permitirá carregar 1.752 kg e rebocar até 9.021 kg.

Para efeito de comparação, a atual 2500, que ganhou novidades em janeiro, tem capacidade total de 664 kg e 1.160 kg de carga e reboque. Ou seja, a nova 3500 é bem mais poderosa e será a picape “flagship” da RAM. Visualmente, ela vai se diferenciar pela assinatura de luzes com quatro pontos de LEDs nos faróis, bem como pelo emblema “Heavy Duty”.

Nissan Frontier lançamentos 2022
Divulgação/Nissan

Nova Nissan Frontier

Com alguns meses de atraso por causa da pandemia, a nova Frontier estreia logo no início de abril. Ela virá modernizada da Argentina, onde tem produção na cidade de Santa Isabel. A reestilização vai alterar mais a grade frontal e os faróis e lanternas. Entretanto, promete deixar a Frontier bem mais moderna e interessante na disputa com outras picapes médias.

Haverá uma versão inédita: a PRO-4X (foto), que terá pegada aventureira. Já a cabine ganhará equipamentos e conectividade com o pacote “Nissan Intelligent Mobility”. Já sabemos que a Frontier terá sistema de câmeras 360° e o volante utilizado no Kicks. A central multimídia será maior, com 8″ e conexão com Android Auto e Apple Carplay.

Kia EV6
Kia Motors/Divulgação

Kia EV6

A Kia ficou esquecida nos últimos anos, mas a marca promete dar uma guinada em 2022 com os lançamentos de modelos híbridos e elétricos. Depois de trazer o SUV Stonic em versão híbrida leve, a marca sul-coreana prepara para abril a chegada do crossover elétrico EV6. Trata-se do primeiro carro da Kia feito para ser exclusivamente elétrico.

Com autonomia de quase 530 km, tração integral e opção de um ou dois motores elétricos, o Kia EV6 tem design bem resolvido. Ele utiliza a mesma plataforma E-GMP do Hyundai Ionic 5. Nas versões com dois motores, tem potência combinada de 239 kW, o equivalente a 325 cv. A marca compara o modelo ao Jaguar I-Pace. Ou seja, ele disputará com carros premium.

Novo Citroën C3 lançamentos 2022
Citroën/Divulgação

Novo Citroën C3

Um dos principais lançamentos de 2022, o novo C3 já está em produção na fábrica de Porto Real, no sul do Rio de Janeiro. Ele chega às lojas brasileiras em abril, com entregas a partir de maio. E será exportado aos países vizinhos da América do Sul. Com promessa de preços acessíveis, o hatch compacto vem para brigar por volume.

Nesse sentido, promete desafiar os hatches mais vendidos, como Hyundai HB20 e Chevrolet Onix. Da mesma forma, o novo Citroën C3 vai encarar também os SUVs pequenos, como o Fiat Pulse. Para tanto, o modelo terá estilo de utilitário, com linhas mais verticais. Ele também apostará em customização, com mais de uma dezena de opções de cores.



O novo C3 é o primeiro carro da PSA Peugeot Citroën feito sobre a plataforma CMP (Common Modular Platform). Para receber a arquitetura, a fábrica recebeu novos robôs e um investimento total de R$ 220 milhões. Essa mesma base dará origem a três modelos. O primeiro será o C3, o segundo, provavelmente, o novo Aircross, e o terceiro, um sedã.


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Testes de colisão validam a segurança de um carro; entenda como são feitos

Saiba quais são os critérios utilizados para considerar um automóvel totalmente seguro ou não

03 de mai, 2024 · 2 minutos de leitura.

Na hora de comprar um carro zero-quilômetro, muitos itens são levados em conta pelo consumidor: preço, complexidade de equipamentos, consumo, potência e conforto. Mas o ponto mais importante que deve ser considerado é a segurança. E só há uma maneira de verificar isso: os testes de colisão.

A principal organização que realiza esse tipo de avaliação com os automóveis vendidos na América Latina é a Latin NCAP, que executa batidas frontal, lateral e lateral em poste, assim como impactos traseiro e no pescoço dos ocupantes. Há também a preocupação com os pedestres e usuários vulneráveis às vias, ou seja, pedestres, motociclistas e ciclistas.

“Os testes de colisão são absolutamente relevantes, porque muitas vezes são a única forma de comprovar se o veículo tem alguma falha e se os sistemas de segurança instalados são efetivos para oferecer boa proteção”, afirma Alejandro Furas, secretário-geral da Latin NCAP.

As fabricantes também costumam fazer testes internos para homologar um carro, mas com métodos que divergem do que pensa a organização. Furas destaca as provas virtuais apresentadas por algumas marcas.

“Sabemos que as montadoras têm muita simulação digital, e isso é bom para desenvolver um carro, mas o teste de colisão não somente avalia o desenho do veículo, como também a produção. Muitas vezes o carro possui bom design e boa engenharia, mas no processo de produção ele passa por mudanças que não coincidem com o desenho original”, explica. 

Além das batidas, há os testes de dispositivos de segurança ativa: controle eletrônico de estabilidade, frenagem autônoma de emergência, limitador de velocidade, detecção de pontos cegos e assistência de faixas. 

O resultado final é avaliado pelos especialistas que realizaram os testes. A nota é dada em estrelas, que vão de zero a cinco. Recentemente, por exemplo, o Citroën C3 obteve nota zero, enquanto o Volkswagen T-Cross ficou com a classificação máxima de cinco estrelas.

O que o carro precisa ter para ser seguro?

Segundo a Latin NCAP, para receber cinco estrelas, o veículo deve ter cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça em todos os assentos e, no mínimo, dois airbags frontais, dois laterais ao corpo e dois laterais de cabeça e de proteção para o pedestre. 

“O carro também precisa ter controle eletrônico de estabilidade, ancoragens para cadeirinhas de crianças, limitador de velocidade, detecção de ponto cego e frenagem autônoma de emergência em todas as suas modalidades”, revela Furas.

Os testes na América Latina são feitos à custa da própria Latin NCAP. O dinheiro vem principalmente da Fundação Towards Zero Foundation, da Fundação FIA, da Global NCAP e da Filantropias Bloomberg. Segundo o secretário-geral da entidade, em algumas ocasiões as montadoras cedem o veículo para testes e se encarregam das despesas. Nesses casos, o critério utilizado é o mesmo.

“Na Europa as fabricantes cedem os carros sempre que lançam um veículo”, diz Furas. “Não existe nenhuma lei que as obrigue a isso, mas é como um compromisso, um entendimento do mercado. Gostaríamos de ter esse nível aqui na América Latina, mas infelizmente isso ainda não ocorre.”