Você está lendo...
Vídeo: nova Chevrolet Montana aparece em testes finais para pegar a Toro
Notícias

Vídeo: nova Chevrolet Montana aparece em testes finais para pegar a Toro

Websérie sobre o desenvolvimento da nova Chevrolet Montana revela curiosidades sobre a rival de Fiat Toro e Renault Oroch que chega em 2023

Vagner Aquino, especial para o Jornal do Carro

28 de abr, 2022 · 6 minutos de leitura.

Publicidade

Montana
Picape terá versão topo de linha equipada com santantônio e rodas diamantadas
Crédito:Reprodução/Chevrolet

Após os primeiros flagras no Brasil, a nova Chevrolet Montana aparece pela primeira vez em um vídeo oficial. A General Motors divulgou imagens da picape em testes finais na fábrica de São Caetano do Sul (SP), onde será produzida entre o fim deste ano e o início de 2023. Nas cenas, a Montana ainda está camuflada e mostra menos do visual que nos flagras publicados nesta semana aqui no Jornal do Carro. A expectativa é de que a picape seja revelada no 2º semestre.

Chevrolet Montana
Reprodução/Renato Maia – Falando de Carro

Construída sobre a mesma plataforma GEM do Tracker, a novata, pelo que pode vê no vídeo (clique aqui), terá mais de uma versão de acabamento. Aos 1m12s, é possível perceber que, dos quatro modelos que aparecem, alguns têm rodas diferentes com acabamento diamantado. Da mesma forma, algumas unidades utilizam santantônio, o que leva a crer que sejam os modelos de topo de gama. Barras longitudinais aparecem em todos os exemplares.

Publicidade


Mesmo sem exibir muitos detalhes, durante o filme dá para ver que a proposta da Chevrolet Montana segue a cartilha da rival Fiat Toro, com faróis e luzes de seta dianteiras abaixo de um filete de LEDs. Ambas, inclusive, terão apenas opções de cabine dupla.

A GM, nesse sentido, afirma que a nova Montana terá cabine com melhor aproveitamento do espaço interno, enquanto a caçamba vai estrear tecnologias que proporcionam maior versatilidade. Questionada pelo Jornal do Carro sobre tais soluções, a fabricante preferiu não se manifestar.


Montana
Reprodução/Chevrolet

Teto solar?

Um detalhe que não passou despercebido no vídeo é a possível opção de teto solar panorâmico. Afinal, uma cena (abaixo) mostra uma pequena parte na cor preta na região do teto – pode ser o vidro. Não há imagens do interior. Entretanto, deve ser igual ou muito parecido com o do Tracker.

Aliás, por partilhar da mesma plataforma, a nova Montana terá as mesmas soluções do SUV. Ou seja, mecânica e pacote eletrônico iguais para ambos os modelos. Assim, espera-se que a picape venha com sistemas como alerta de colisão frontal com frenagem de emergência e de ponto cego, Wi-Fi nativo, carregador por indução e multimídia de 8 polegadas.


Menos ruídos

Sobre a mecânica, “estamos trabalhando, por exemplo, para que ela (a Montana) seja a picape com menor índice de ruído e vibração do segmento”, antecipa Luiz Eduardo Martins, gerente sênior de Engenharia Veicular da GM América do Sul.

“A GM tem uma fábrica especializada em protótipos. Para montar cada um deles, pode-se levar mais de seis meses e envolver 50 profissionais. Construir um carro de forma quase artesanal com o mesmo nível de desempenho e resistência de um modelo de série chega a ultrapassar 20 vezes o preço de um carro tradicional”, explica Dulio Freitas, gerente sênior de Engenharia Experimental da GM América do Sul.


Reprodução/Chevrolet

Motores 1.0, 1.2, 1.3, 1.5…

Sobre a mecânica, espera-se que a nova Chevrolet Montana utilize o motor 1.2 turbo de até 133 cv de potência e 21,4 mkgf de torque do SUV Tracker. Bem como as opções de câmbio manual e automático de seis marchas. Entretanto, fala-se em um possível novo motor 1.3 turbo de três cilindros com injeção direta e capaz de gerar até 163 cv.



Outra possibilidade é que a Montana venha com motor 1.5 turbo a gasolina de até 184 cv e 25,5 mkgf de torque máximo, apresentado no chinês Tracker RS. O 1.0 turbo flex de 116 cv da linha Onix, por sinal, também não está descartado do leque de possibilidades.


Mas falta pouco para saber mais detalhes. Afinal, em comunicado, a marca afirma que o modelo já se encontra em testes finais, quando unidades pré-série seguem em uso para validações e aprimoramentos. Resta aguardar os próximos episódios da websérie da nova Chevrolet Montana.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se
Deixe sua opinião
Jornal do Carro
Oficina Mobilidade

Carros elétricos são mais seguros do que automóveis a combustão?

Alguns recursos podem reduzir o risco de incêndio e aumentar a estabilidade

26 de abr, 2024 · 2 minutos de leitura.

Uma pergunta recorrente quando se fala em carro elétrico é se ele é mais ou menos seguro que um veículo com motor a combustão. “Os dois modelos são bastante confiáveis”, diz Fábio Delatore, professor de Engenharia Elétrica da Fundação Educacional Inaciana (FEI). 

No entanto, há um aspecto que pesa a favor do automóvel com tecnologia elétrica. Segundo relatório da National Highway Traffic Safety Administration (ou Administração Nacional de Segurança Rodoviária), dos Estados Unidos, os veículos elétricos são 11 vezes menos propensos a pegar fogo do que os carros movidos a gasolina.

Dados coletados entre 2011 e 2020 mostram que, proporcionalmente, apenas 1,2% dos incêndios atingiram veículos elétricos. Isso acontece por vários motivos. Em primeiro lugar, porque não possuem tanque de combustível. As baterias de íon de lítio têm menos risco de pegar fogo.

Centro de gravidade

Segundo Delatore, os carros elétricos recebem uma série de reforços na estrutura para garantir maior segurança. Um exemplo são os dispositivos de proteção contra sobrecarga e curto-circuito das baterias, que cortam a energia imediatamente ao detectar uma avaria.

Além disso, as baterias são instaladas em uma área isolada, com sistema de ventilação, embaixo do carro. Assim, o centro de gravidade fica mais baixo, aumentando a estabilidade e diminuindo o risco de capotamento. 

E não é só isso. “Os elétricos apresentam respostas mais rápidas em comparação aos automóveis convencionais. Isso facilita o controle em situações de emergência”, diz Delatore.

Altamente tecnológicos, os veículos movidos a bateria também possuem uma série de itens de segurança presentes nos de motor a combustão. Veja os principais:

– Frenagem automática de emergência: recurso que detecta objetos na frente do carro e aplica os freios automaticamente para evitar colisão.

– Aviso de saída de faixa: detecta quando o carro está saindo da faixa involuntariamente e emite um alerta para o motorista.

– Controle de cruzeiro adaptativo: mantém o automóvel a uma distância segura do carro à frente e ajusta automaticamente a velocidade para evitar batidas.

– Monitoramento de ponto cego: pode detectar objetos nos pontos cegos do carro e emitir uma advertência para o condutor tomar cuidado.

– Visão noturna: melhora a visibilidade do motorista em condições de pouca iluminação nas vias.