Após uma breve revelação em março, o “Baby Jeep” começou a fase de testes de rua. E logo neste primeiro flagra, do Carscoops, o mini SUV revela formas parecidas com as do novo Citroën C3, que estreia em julho no Brasil. Tal como contamos no Jornal do Carro, o jipinho usará a plataforma CMP, mesma base do hatch da marca francesa e do primo Peugeot 208. Afinal, as três marcas pertencem ao grupo Stellantis. Entretanto, o Jeep terá motorização elétrica. Ele será menor que o Renegade, com até 4 metros de comprimento e estreia já em 2023.
Dessa forma, o novo SUV da Jeep será menor que Renegade e Compass. Mas, na versão elétrica, custará na faixa do Commander. O visual promete seguir a cartilha dos irmãos. A despeito da camuflagem, os desenhos revelados em março mostram o modelo de produção. O “Baby Jeep” tem como destaque os faróis retangulares divididos pelas luzes diurnas iluminadas com LEDs, que se conectam à grade do radiador, com as tradicionais sete fendas verticais.
O radar dos sistemas de direção semiautônoma fica na parte inferior do para-choque dianteiro, bem ao centro. Nas laterais, destaque para os paralamas proeminentes e as maçanetas das portas traseiras, que ficam escondidas nas colunas. Contudo, ao contrário dos desenhos, o mini SUV tem barras transversais no teto, como no novo C3. Atrás, por fim, aerofólio e ponteira de escape cromada completam o visual. As lanternas lembram o estilo do Renegade.
Eletrificação
Embora não tenha fornecido informações extras, a Jeep expôs a intenção de fabricar o SUV com foco em eletrificação. No entanto, a imprensa europeia afirma que o “Baby Jeep” terá vários tipos de motorização. Ou seja, terá versões de entrada com motores a combustão, bem como conjuntos híbridos e, claro, a opção 100% elétrica. Esta última é parte dos 11 veículos elétricos que a Stellantis promete lançar até junho de 2023 – daqui a um ano.
Com o uso da plataforma e-CMP (derivação elétrica da Common Modular Platform), o mini Jeep deverá herdar o conjunto elétrico do Peugeot 208 elétrico. Com preço de R$ 245 mil, o hatch da marca do leão tem motor com 136 cv de potência e 26,5 mkgf de torque instantâneo. Assim, acelera de zero a 100 km/h em rápidos 8,3 segundos. Já o pacote de baterias tem capacidade de 50 kWh. Com carga cheia, fornece autonomia de até 340 km.
Mas há uma expectativa também pelas versões a combustão. Afinal, nesse caso, o mini SUV terá preços mais acessíveis. O modelo poderá usar o motor 1.2 turbo Puretech de três três cilindros, também de origem PSA. Até uma opção a diesel é especulada. Porém, não deve entrar no catálogo, já que a meta é reduzir as emissões e acelerar a eletrificação.
Por fim, as versões híbridas. Para manter a veia off-road, a Jeep deve incorporar um motor elétrico no eixo traseiro. O problema é que a aplicação não existe ainda em carros feitos na base CMP, como Peugeot 2008, Opel Mokka e DS 3 Crossback. Ou seja, resta aguardar até o fim do ano para mais detalhes do primo do Citroën C3.